Engenharia Metalúrgica

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O engenheiro metalúrgico participa de todo o processo de conversão de minérios em produtos metálicos. Faz a extração mineral procurando preservar o meio ambiente. Transforma a matéria prima em metais e ligas metálicas para diversos usos, como latas de refrigerante ou trens de pouso. Combina metais com outros materiais para criar novos produtos. Auxilia na construção de instalações apropriadas para a produção e na administração do negócio. Pode atuar como consultor, vendedor e assistente técnico.

Áreas de atuação

O profissional está presente em muitos setores da atividade industrial, em especial nas indústrias de base e de metalurgia. Ele estuda as propriedade dos minérios e sua aplicabilidade. Orienta a produção, desde o desenvolvimento de equipamentos e a construção de instalações até o tratamento dos metais para cada uso específico. Pode atuar na gestão do negócio, realizar vendas e prestar assistência técnica.

Mercado de trabalho

O mercado é vasto e a profissão é relativamente nova. Indústrias de grande porte, como as metalúrgicas, siderúrgicas, automobilística, aeroespacial e naval precisam desse profissional ainda escasso. A mineração e a produção de aço são os maiores empregadores, mas os EUA, grande importador do aço brasileiro, tem diminuído o comércio com o Brasil, e existe uma tendência mundial de desaceleração da produção siderúrgica, o que cria instabilidade no mercado.

Principais faculdades

CE:
– Fortaleza – UFC

ES:
– Vila Velha – UVV
– Vitória – CEFET

MG:
– Belo Horizonte – UFMG
– Ouro Preto – UFOP

RJ:
– Rio de Janeiro – UFRJ
– Volta Redonda – UFF

RS:
– Porto Alegre – UFRGS

SP:
– São Bernardo do Campo – FEI
– São Paulo – USP

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios

Os comentários estão desativados.