Engenharia de Telecomunicações

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Esse profissional planeja, instala e mantém todas as redes de telecomunicações
– computadores, rádios, telefones e tevês. Faz o cabeamento aéreo e subterrâneo, tanto na terra quanto no mar. Lida com centrais de transmissão fixas e móveis e satélites. Faz a regulagem e manutenção de equipamentos. Estuda novas tecnologias e cria novos produtos.

Áreas de atuação

A criação, implantação e manutenção de infra-estrutura e sistemas para a transmissão de dados é a principal área de atuação desse engenheiro. O profissional pode trabalhar no gerenciamento técnico e comercial do negócio. Projetar novas tecnologias e produtos é outra opção. O desenvolvimento da infra-estrutura para internet sem fio e tevê digital é um novo nicho de trabalho.

Mercado de trabalho

A privatização das empresas de telefonia e as vendas de celulares abriram vagas no mercado. Outra vertente de atuação são os serviços de internet, incluindo a ampliação da rede sem fio. O setor de tevê a cabo também proporciona postos de trabalho, que devem crescer com a chegada da televisão digital. O engenheiro pode trabalhar desenvolvendo produtos e tecnologias. Outra opção é a operação de centrais de transmissão e a administração de serviços. Professores encontram oportunidades, já que o mercado precisa de profissionais. No setor público, as forças armadas e as agências reguladoras contratam por meio de concursos.

Principais faculdades

CE:
– Fortaleza – UFC; Unifor

DF:
– Brasília – UnB

ES:
– Vitória – UFES

GO:
– Goiânia -UCG; UFG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – FUMEC; UniBH
– Uberlândia – Uniminas

RJ:
– Niterói – UFF
– Rio de Janeiro – IME; Unisuam; UniverCidade

RS:
– Canoas – Unilasalle

SC:
– Blumenau – FURB

SP:
– Santos – Unisanta
– São Paulo – São Marcos; Unicapital; Unicid
– Taubaté – Unitau

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios

Os comentários estão desativados.