Engenharia de Materiais

por
http://www.empregos.com.br

O que é

Nessa especialidade, o engenheiro seleciona matérias primas para criar materiais industrializados para diversos fins. Também aperfeiçoa materiais existentes e obtém combinações de materiais diferentes. As aplicações desse trabalho são vastas. O profissional encontra campo de trabalho em indústrias como a automobilística, metalúrgica, petroquímica, siderúrgica e plástica, entre outras.

Áreas de atuação

Basicamente são três. Derivados do petróleo, os compostos de acrílico, borracha, plásticos e resinas são utilizados para criar uma infinidade de produtos. A reciclagem desses materiais, por sua vez, cresce com a preocupação com a degradação ambiental. As cerâmicas são outra vertente do trabalho do engenheiro de materiais. Outra delas são as ligas metálicas, também empregadas em grande variedade de produtos.

Mercado de trabalho

O profissional encontra postos de trabalho nas três áreas, de derivados de petróleo, de cerâmicas e metais. O Brasil tem investido na produção de polímeros e na exploração de minérios como matéria-prima. As contratações se concentram nas indústrias metalúrgicas, petroquímicas e siderúrgicas, tanto na criação de produtos quanto na concepção e aplicação de técnicas de reciclagem.

Principais faculdades

MG:
– Coronel Fabriciano – Unileste

PA:
– Marabá – UFPA

PB:
– Campina Grande – UFCG

PE:
– Recife – UFPE; UPE

PR:
– Ponta Grossa – UEPG

RJ:
– Rio de Janeiro – IME; PUC; UFRJ; UGF

RN:
– Natal – UFRN

RS:
– Caxias do Sul – UCS
Porto Alegre – UFRGS

SC:
– Florianópolis – UFSC

SP:
– Guaratinguetá – UNESP
– São José dos Campos – Univap
– São Paulo – Mackenzie; USP

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios

Os comentários estão desativados.