Desenho Industrial

por
http://www.empregos.com.br
As empresas encontram seu CV e nós te avisamos!

O que é

Um dos ramos de atividade do desenhista industrial é o projeto do produto, o desenvolvimento de objetos de uso variado para produção em grande escala, desde eletrodomésticos até maquinário para indústrias. Outra vertente de seu trabalho é o design gráfico, a criação de produtos visuais como banners e faixas, capas de livros e CDs, embalagens, logotipos, publicações, sites e vinhetas para tevê.

Áreas de atuação

O profissional envolvido com projetos de produto concebe objetos para produção industrial levando em consideração sua estética e sua praticidade. Desenvolve novos materiais e técnicas de fabricação. Também cria embalagens para esses produtos. Na área de design, trabalha com publicações impressas como jornais, livros e revistas criando e modificando os aspectos gráfico e visual. Também concebe cartazes, faixas e logotipos para empresas. Outra vertente de seu trabalho é o design digital, no qual o profissional projeta e mantém sites na internet e CDs-ROM utilizando técnicas como animação e computação gráfica. Ele ainda produz vinhetas e peças publicitárias para tevê.

Mercado de trabalho

A importância da identidade visual de empresas e produtos tem levado à valorização deste profissional. As indústrias, especialmente no Sul e Sudeste, empregam o especialista em projeto de produto. Outro mercado que se expande é o da moda, que envolve a criação de jóias. Empresas preocupadas com a preservação ambiental buscam esse profissional para desenvolver produtos como embalagens recicláveis. O setor público oferece vagas através de concursos em órgãos como Eletrobrás e Furnas.

Principais faculdades

AM:
– Manaus – Ufam

BA:
– Salvador – UFBA; Uneb

DF:
– Brasília – UnB

ES:
– Vitória – UFES

GO:
– Goiânia – UCG

MA:
– São Luís – UFMA

MG:
– Belo Horizonte – UEMG

PB:
– Campina Grande – UFCG

PE:
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – UFPR
– Londrina – UEL

RJ:
– Rio de Janeiro – PUC; UGF; UFRJ; UniverCidade

RS:
– Porto Alegre – UFRGS
– Santa Maria – UFSM

SC:
– Florianópolis – Udesc; UFSC

SP:
– Bauru – UNESP
– Campinas – Unicamp – São Paulo – Mackenzie; Oswaldo Cruz; São Judas; – Senac

Esta matéria ajudou você?

+ 3 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios