Ciências Biomédicas

por
http://www.empregos.com.br

O que é

O biomédico é um estudioso. Ele investiga a estrutura e o funcionamento do corpo humano. Cabe a ele pesquisar as razões das doenças e desenvolver técnicas e medicamentos para tratá-las. Ele também realiza diagnósticos por imagens e estudos no campo da genética. Ainda atua para as indústrias de alimentos e cosméticos, já que manipula substâncias e microorganismos.

Áreas de atuação

Clínicas, laboratórios e hospitais utilizam biomédicos para analisar e estudar causas e curas de moléstias, assim comoemitir diagnósticos de exames por imagem, como ultra-sonografias e tomografias. Os estudos de genética e biologia molecular, que tratam das características hereditárias incluindo uma infinidade de doenças, é uma área em franca expansão desde a decodificação do genoma humano. Outras áreas como anatomia, imunologia e patologia também empregam esse profissional.

Mercado de trabalho

A relativa saturação de analistas clínicos em laboratórios e hospitais está sendo compensada por novas oportunidades. Profissionais altamente especializados trabalham em clínicas de reprodução assistida e com equipamentos sofisticados de diagnóstico por imagem. Também atuam cada vez mais como peritos criminais, no controle de qualidade da indústria alimentícia, na prevenção de cânceres e até mesmo em análises ambientais envolvendo projetos de infra-estrutura.

Principais faculdades

BA:
– Ilhéus – UESC

DF:
– Brasília – UniCEUB

GO:
– Goiânia – UCG; UFG

MG:
– Belo Horizonte – Unifenas
– Uberaba – UFTM
PA:
– Belém – UFPA

PE:
– Recife – UFPE

PR:
– Curitiba – Unibrasil
– Londrina – UEL
RJ:
– Rio de Janeiro – UFRJ; Unirio

RN:
– Natal – UFRN

RS:
– Porto Alegre – FFFCMPA; UFRGS

SP:
– Limeira- Fiel
– Santos – Unimonte
– São José dos Campos – Univap
– São Paulo – Unicid

Esta matéria ajudou você?

+ 1 pessoa ajudada
Topicos:

Comentarios

Os comentários estão desativados.