Administração

Saiba o que é , as áreas de atuação que podem ser ocupadas e como andam as oportunidades de trabalho e as principais faculdades na área
por
http://www.empregos.com.br

O que é

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos.

Áreas de atuação

No dia-a-dia da profissão, o administrador pode conduzir as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos e de seleção, admissão e demissão de funcionários e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxos de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da firma. O administrador pode trabalhar em qualquer região do país e nos mais diversos setores – de hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet.

Mercado de trabalho

Para se manter competitivas, empresas de todos os setores buscam uma gestão cada vez mais profissional. E o responsável por isso é o administrador. Hoje em dia, essa preocupação cresce nas empresas de pequeno e médio portes, que almejam a expansão dos negócios. No setor privado, espera-se que o profissional tenha conhecimentos de logística, produção e marketing. Especialistas em recursos humanos capazes de elaborar planos de cargos e salários também encontram vagas. Responsável pela absorção de quase 30% dos formados, o setor de serviços, principalmente nos grandes centros urbanos, é o que mais emprega o administrador. Esse segmento inclui bancos, comércio e grandes empresas varejistas. O administrador pode atuar ainda em áreas técnicas, participando da decisão sobre quais processos da empresa serão automatizados.

Principais faculdades:

AL:
– Maceió – Ufal

AM:
– Manaus – Ufam

BA:
– Salvador – Uesc; UNEB;

CE:
– Fortaleza – UFC;

DF:
– Brasília – UnB;

ES:
– Vitória – UFES;

GO:
– Anápolis – UEG;
– Goiânia – UFG

MA:
– São Luís – UEMA

MG:
– Belo Horizonte – UFMG; PUC

MS:
– Campo Grande – UFMS

MT:
– Cuiabá – UFMT

PA:
– Belém – UFPA

PE:
– Recife – UFPE

PI:
– Teresina – UFPI

PR:
– Curitiba – UFPR

– Londrina – UEL

RJ: Niterói – UFF

– Rio de Janeiro – PUC; UFRj; UGF

RN:
– Natal – UFRN

RR:
– Boa Vista – UFRR

RS:
– Pelotas – UFPel

– Porto Alegre – UFRGS

SC:
– Florianópolis – UFSC

SP:
– Campinas – PUC; Unicamp
– Presidente Prudente – UNESP
– Santos – Unisanta; Unisantos
– São Paulo – Anhembi Morumbi; Belas Artes; FAAP, FGV, Mackenzie; São Marcos; – Uninove; USP

TO:
– Palmas – UFT

Esta matéria ajudou você?

+ 19 pessoas ajudadas

Comentarios

Os comentários estão desativados.