Carreiras | Empregos

O maior inimigo do desempregado é o desânimo. Porém, sempre há formas de superar esses desafios e conseguir um novo emprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego entre novembro de 2019 e janeiro de 2020 ficou em 11,2%, atingindo 11,9 milhões de pessoas, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgados pelo portal G1 recentemente.

Em relação ao mesmo período de 2019, quando a taxa foi de 12%, houve uma queda de 0,8 ponto percentual. Segundo a analista do IBGE Adriana Beringuy, essa diminuição tem relação com a quantidade de pessoas que deixaram de procurar emprego. Porém, para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho com carteira assinada, o número de empregados com esse perfil de contratação cresceu 1,5%. Por mais que seja cedo avaliar o dado como um real aumento, o importante é não desistir.

Assim, para te ajudar a superar o desemprego e conseguir um novo emprego, separamos três dicas infalíveis. Veja:

1ª dica: sem tristeza e desânimo!

Quando se está desempregado, as pessoas costumam ficar com as emoções à flor da pele e deixam os sentimentos de culpa e baixa autoestima dominarem seus pensamentos. Pode parecer que é o fim do mundo, mas é preciso compreender que essa é apenas uma fase. O desemprego é apenas um obstáculo na carreira profissional que pode ser ultrapassado. Aproveite esse período para repensar sua carreira e estabelecer novas metas!

Leia também > Como ser produtivo durante o desemprego?

2ª dica: dedique esse tempo a você!

Não é porque você está em casa que tem que se deixar levar pela preguiça. Aproveite esse período para se atualizar sobre o mercado, praticar algum exercício físico, visitar parentes e amigos. Não se desligue completamente do mundo, mantenha seus contatos profissionais, converse e peça indicações de antigos colegas.

3ª dica: procure vagas de emprego todos os dias

Reserve parte do seu dia para se dedicar à busca de vagas. Hoje, e com a tecnologia na palma da sua mão, existe uma variedade de recursos que pode te ajudar, como sites especializados em recrutamento e seleção que divulgam vagas de diversos perfis profissionais todos os dias. No Empregos.com.br, por exemplo, é possível cadastrar um currículo online e ainda se candidatar a inúmeras vagas disponíveis, aumentando suas chances de conseguir um novo emprego.

Gostou das dicas? É importante ter garra e disposição para alcançar seus objetivos. Estar sempre atento(a) e com o currículo atualizado, pois nunca se sabe quando uma boa oportunidade poderá surgir. Não desista!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.