Carreiras | Empregos

Profissionais pedem demissão para se especializar - Fonte Shutterstock

Anos após a conclusão do ensino médio ou a formação no curso superior, alguns trabalhadores podem se sentir estagnados em seus empregos. Isso acontece porque a suas competências educacionais são empregáveis até um determinado cargo.

Para avançar na carreira e conquistar vagas superiores, com salários mais altos, a saída é voltar às salas de aula e adquirir novos conhecimentos. Diante desse cenário, muitos trabalhadores brasileiros estão pedindo a demissão de seus empregos para buscar um outro diploma. No entanto, a decisão de deixar o trabalho para estudar não é tarefa fácil. Afinal, como se manter financeiramente durante a especialização se não está empregado?

Elabore uma estratégia para cumprir sua meta

Para fazer essa pausa no trabalho e voltar aos estudos, é importante ter um bom planejamento para os períodos durante e depois do curso, além de um objetivo claro a alcançar com a especialização. Em entrevista à Folha de São Paulo, o administrador Bernardo Falcão, 26, afirma que passou dois anos guardando dinheiro para compensar a falta de salário durante o mestrado em administração. “Decidi me arriscar porque vi que não havia mais espaço para promoções e ia chegar no limite da minha carreira dentro da empresa”, afirma o profissional.

Mantenha as portas abertas

Quando passou no concurso para voltar a estudar, Falcão conversou com o chefe sobre seus planos. “Expliquei que o mestrado serviria para me aprimorar no que já fazia e que gostaria de voltar quando acabasse”, conta o administrador.

A estratégia deu certo – a multinacional em que trabalhava já declarou o interesse em recontratá-lo no fim do curso.
Outra dica importante é procurar por programas de bolsas nas universidades. Busque também oportunidades de recolocação no mercado organizadas pelas próprias instituições de ensino.

Novos rumos

A especialização também pode ser uma opção para mudar de caminho. Quem trabalha há muito tempo em um mesmo setor e sente que o currículo precisa de mais diversidade, pode encontrar nos cursos de especialização a chance de conquistar um cargo diferente, que lhe proporcione maior reconhecimento profissional, além do aumento de salário.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.