Carreiras | Empregos

Pessoas acima dos 40 rendem mais se trabalharem 3 dias por semana - Fonte Shutterstock

Pessoas com mais de 40 anos têm melhor desempenho profissional se trabalharem apenas três dias por semana. Isso é o que diz uma pesquisa divulgada por economistas da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Sobre a pesquisa

O estudo analisou os hábitos laborais de 3 mil homens e 3,5 mil mulheres com mais de 40 anos, comparando-os com resultados de testes de capacidade cerebral. Os acadêmicos concluíram que o trabalho em tempo parcial mantém o cérebro estimulado e evita exaustão e estresse. E pedem que isso seja levado em consideração pelos diversos países em que a idade mínima de aposentadoria tem sido elevada.

CAPACIDADE COGNITIVA

Os participantes fizeram testes em que liam palavras em voz alta, recitavam listas de números de trás para a frente e precisavam ligar letras a números com limite de tempo.

Em termos gerais, participantes que trabalhavam por cerca de 25 a 30 horas por semana tenderam a obter os melhores resultados.

O trabalho pode ser uma faca de dois gumes. Estimula a atividade cerebral, mas, em longas horas e em uma série de funções, pode causar fadiga e estresse, o que pode potencialmente danificar as funções cognitivas”, escreveram os pesquisadores.

O estudo concluiu que trabalhar longas horas, pode ser mais prejudicial ao cérebro do que ficar sem trabalhar. Segundo a avaliação, quem trabalha cerca de 60 horas por semana apresenta atividade cognitiva inferior a pessoas desempregadas.
E você, concorda com esse estudo? Deixe sua opinião nos comentários! 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.