Carreiras | Empregos

É possível se recolocar em um ano de crise - Fonte Shutterstock

Para se recolocar no mercado de trabalho em um ano de instabilidade econômica, o primeiro passo é olhar para suas habilidades, seus motivadores e valores, e verificar em que atividades e/ou em que empresas haverá a melhor sinergia.

Como se recolocar no mercado em ano de crise?

Segundo Irene Azevedoh, Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Consultoria Global em Mobilidade de Talentos LHH:

Hoje, estamos vivendo uma época de abundância de profissionais qualificados no mercado. Encontrar o nicho certo para conseguir uma oferta atraente e aderente ao que você quer é uma das atitudes mais importantes.

Some-se a isso sua marca pessoal – que deverá ser forte para ajudá-lo a chegar mais rapidamente no alvo desejado. Isso poderá ser seu divisor de águas. A marca pessoal não pode ser apenas baseada em suas habilidades e experiência, deve se refletir também na maneira como você se apresenta.

As organizações investem muito tempo e dinheiro para criar uma marca vencedora e evocar certas percepções no período de segundos, certo? Você pode alcançar os mesmos resultados investindo no seu marketing de forma sólida e construindo uma imagem positiva – o que exige esforço, empenho e consistência.

Por isso, leve em conta os seguintes pontos:

Tenha clareza sobre quais habilidades e comportamentos você tem que o diferencia dos demais;
Lembre-se que motivadores e valores devem sempre nortear suas ações e escolhas;
Faça uma análise criteriosa de segmentos ou empresas em que você poderá ter maior visibilidade e aceitação e um mapeamento de quem são os principais contratantes;
Preste atenção em como você se veste. Cada segmento tem seu próprio código do vestuário: o de finanças é mais formal e o de consumo mais informal, por exemplo;
Encontre maneiras de alcançar os seus empregadores potenciais. Compareça a eventos da área, converse com amigos e use bem as redes sociais. A ideia é fazer um trabalho de networking constante, para fazer com que sua rede de contatos cresça constantemente. Cuidado apenas para não ficar pedindo emprego – peça conselhos, troque ideias e experiências;
Não desista. Haverá momentos de desânimo, porém, você deve olhar para o futuro e projetar-se nele. Caminhe em direção a sua meta e você chegará lá!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.