Carreiras | Empregos

Não é novidade que o mercado de trabalho sofreu grandes mudanças nos últimos anos. A partir da globalização das informações e da popularização das redes sociais, temas como a inclusão e o empoderamento estão cada vez mais presentes em nossa sociedade.
Essa mudança de comportamento ajudou a construir um novo perfil de profissional. Consequentemente, alterou a forma com que as organizações se comportam diante desse assunto. Assim, já é possível observar o crescimento contínuo de empresas que valorizam a diversidade.
Mas, afinal, qual a relação do respeito de gêneros, orientações sexuais, cores e culturas diferentes com o aumento da lucratividade dessas empresas? Neste texto, vamos explicar essa e outras questões, além de apresentar empresas que investem no respeito entre as diferenças e suas vantagens. Boa leitura!

Leia também > Diversidade e inclusão nas empresas

Benefícios da valorização da diversidade

A alta competitividade do mercado é o principal desafio que muitas empresas enfrentam diariamente. Por conta disso, apoiar a diversidade permite que profissionais competentes e qualificados tenham a chance de contribuir com a melhora de desempenho da organização em que atuam.

Ainda, vale destacar que a ausência de capital humano de valor em algumas instituições pode oferecer grande risco para os seus objetivos empresariais. Sendo assim, esses resultados nos ajudam a entender por que profissionais criativos e com ideias inovadoras são extremamente úteis na construção de diferenciais competitivos.
Veja, a seguir, alguns exemplos de vantagens que podem ser observadas em empresas que apoiam a diversidade.

Melhora nos resultados

A diversidade contribui para a formação de um ambiente de trabalho mais estimulante e criativo. Dessa forma, os colaboradores se tornam mais cooperativos e motivados a produzir mais e melhor. Ainda, é fundamental destacar que o investimento na proteção à qualidade de vida é um ponto muito importante em sua produtividade.

Ao se sentir acolhido e protegido, o funcionário poderá se concentrar em propor soluções de melhorias em diversos processos, além de deixar a criatividade fluir, melhorando os resultados da empresa. As empresas que valorizam a diversidade contribuem para o desenvolvimento de características como a proatividade e a empatia, importantes para qualquer instituição.

Diminuição de conflitos

Nos locais de trabalho onde há diferentes pessoas, o conflito passa a ser algo inevitável. Entretanto, estimular o respeito às diferenças é um passo indispensável para diminuir as discussões resultantes das divergências de ideias. Pensando nisso, é natural que nessas empresas seja difundida, massivamente, uma cultura de respeito e tolerância, educando os profissionais a lidarem com esse tipo de questão.

Boa imagem da empresa

Empresas que valorizam a diversidade exercem um papel de responsabilidade social muito importante. Tanto colaboradores quanto consumidores valorizam esse tipo de comportamento.
Afinal, essa visão demonstra à sociedade como a organização se preocupa não somente com seu ambiente interno, mas também agrega valores fundamentais à comunidade em que está inserida.

Empresas que valorizam a diversidade

1. Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e com grandes exemplos de valorização à diversidade. Para eles, estimular a construção de ambientes diferentes é uma estratégia empresarial muito eficiente na busca por atender aos mais distintos públicos de consumidores.

Dessa forma, pessoas de diferentes orientações sexuais, gêneros, etnias, deficiências e condições econômicas têm na empresa uma grande representatividade e produtos direcionados para atender às necessidades delas. Um bom exemplo disso é poder contar com o auxílio de legendas em vídeos no YouTube para pessoas com deficiência auditiva.

2. Microsoft

Assim como seu concorrente Google, a Microsoft vê na questão da diversidade um grande potencial de crescimento financeiro e social. A empresa busca apoiar questões como igualdade de gênero, principalmente ao contar com um time de mulheres liderando setores importantes da empresa, bem como pessoas com deficiência, LGBT e negros.

Além de criar diversos programas de inclusão, a companhia estimula seus funcionários a se sentirem encorajados a contribuir com ideias e soluções inovadoras para os produtos e serviços oferecidos. Por fim, seus esforços estão direcionados a incentivar grupos de minorias a ocuparem posições de destaque nos setores de tecnologia.

3. Nike

Com mais de 150 mil funcionários distribuídos em 160 países, a Nike é uma das maiores empresas de calçados e vestuários esportivos do mundo. Sediada em Oregon, Estados Unidos, a empresa tem no esporte seu principal pilar de atuação. A partir desse espírito esportivo, a Nike investe na inclusão social, tendo representantes de diversos segmentos.

Além disso, sua principal bandeira é a defesa do esporte como um meio de superar as diferenças. Dentro da organização, é possível encontrar diversos programas de inclusão, bem como apoio às causas LGBT e à erradicação do racismo, sendo, portanto, uma das maiores empresas que valorizam a diversidade no ambiente corporativo.

4. Absolut

Criada em 1879, a marca sueca de bebidas destiladas vem apostando em projetos sociais e no direito à inclusão à diversidade desde meados dos anos 1980. Com papel muito importante para a comunidade LGBT, a marca é inovadora ao associar o seu nome a este tipo de causa, promovendo ações com grupos de personalidades e pessoas anônimas.

Além de lançar o seu principal produto com as cores da bandeira LGBT, a empresa já liderou campanhas de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e adota diversos programas para criminalizar a homofobia e banir esse comportamento do mundo corporativo.

5. Mastercard

Com o objetivo de crescer nos mais diversos mercados, a Mastercard aposta no engajamento de colaboradores de diversas crenças, raças, orientações sexuais e condições socioeconômicas para oferecer melhores resultados ao seu público em geral. Por meio de suas ações, a empresa busca provocar impacto na igualdade de gênero, defendendo o direito de salários iguais para trabalhos iguais.

Além disso, investe em programas que têm por objetivo capacitar e desenvolver líderes do sexo feminino. Outro ponto importante que merece destaque na inclusão e diversidade da empresa são os seus apoios a entidades relacionadas a organizações afro-americanas, LGBT, veteranos de guerra, e associações de proteção a pessoas com necessidades especiais.

Empresas que valorizam a diversidade no ambiente de trabalho colaboram com a difusão do respeito ao diferente. Além de obter resultados satisfatórios em seus objetivos organizacionais — conquistando retorno financeiro — esse tipo de ação colabora com o aumento da qualidade de vida e a mudança de pensamento da sociedade. Portanto, o investimento na pluralidade é fundamental para construção de um mundo mais justo e igualitário.

Gostou de conhecer algumas das empresas que apostam na diversidade? O que achou dos benefícios que esse cuidado pode oferecer para os colaboradores? Caso este conteúdo tenha sido interessante, compartilhe-o em suas redes sociais e contribua para que outras pessoas entendam melhor sobre o assunto.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.