Carreiras | Empregos

Começam as inscrições para o ENEM 2016 - Fonte Shutterstock

Estão abertas as inscrições para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A candidatura à prova se estende até o dia 20 de maio, às 23h59.

Insrições para Enem 2016

Para participar, você deve acessar o portal do exame, preencher seus dados, tendo em mãos o RG, CPF, endereço de e-mail e celular, o município onde fará a prova e qual a língua estrangeira do seu teste de linguagens (inglês ou espanhol).

A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios.

PROVA

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30.
Os gabaritos oficiais das questões objetivas vão ser divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada de divulgação.

ISENÇÃO


Se você está no ensino médio da rede pública de ensino, tem direito à isenção automática da taxa de inscrição. Se pertence a uma família de baixa renda, mas que não é concluinte de escola pública, pode declarar carência para conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o pedido foi aceito.

PARA QUE SERVE O ENEM?


Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.
As notas do Enem são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.

COMO ESTUDAR PARA O ENEM?

Este mês, o Ministério da Educação (MEC) lançou o MECFlix, site de videoaulas que auxilia os candidatos a estudarem para o exame de forma dinâmica. A iniciativa faz parte do projeto “Hora do Enem“, que é uma plataforma de estudos na qual os estudantes podem se cadastrar para acompanhar o MECFlix, montar um plano de estudos e realizar simulados online.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.