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Por Gisela Kassoy*
Sucesso de um Programa de IdeiasEste artigo é uma resposta aos inúmeros pedidos de socorro que recebo via e-mail: são profissionais responsáveis pela implantação de um programa de ideias ou por programas que não decolaram ou murcharam com o tempo. Os sistemas de geração de ideias demandam mais do que a instalação de um software, por melhor que ele seja.
Veja os aspectos que considero fundamentais!
Customização
Nestes projetos, benchmarks são freqüentes. Entretanto, os programas de ideias precisam estar profundamente sintonizados com a empresa. Eles variam conforme o tipo de inovação desejada, a cultura da empresa, expectativas, tamanho e estrutura da empresa, o nível sócio-cultural dos participantes, maturidade com processos de inovação, etc. Um exemplo: algumas empresas reconhecem ideias apenas por elas terem sido apresentadas, antes mesmo de elas terem sido aprovadas. Isto é certo? Funciona ou provoca ideias inúteis, que serão apresentadas só para a obtenção do reconhecimento? Esta é uma das opções que vai variar em função da cultura da empresa e da mudança cultural que se quer atingir. Portanto, antes de orientar o desenho do programa, faço um diagnóstico sobre os aspectos citados e expectativas em vários níveis.
Propósitos
Os programas mais fáceis de administrar tendem a ser os que atendem a propósitos claros e acordados entre todos, como no caso da redução de custos.
Porém muitas empresas optam pelos programas de ideias sobretudo para estimular a Cultura de Inovação. Na verdade, todo o programa se beneficia nesses dois aspectos, mas mexer com cultura organizacional envolve mais variáveis, inclusive líderes informais mais ou menos propensos a aceitar mudanças. Por isso, elaboro junto com a empresa um Plano de Adoção que procura ver formas de mobilizar as pessoas favoravelmente
Apoio da cúpula
Como em qualquer programa, o apoio da cúpula é fundamental, e quanto antes ele vier melhor. Diretores podem ser conquistados por meio das próprias ideias, que bem comunicadas mostrarão os benefícios do programa.
As Gerências
Gerentes nem sempre atuam na apresentação das ideias, mas quase sempre se espera que motivem a participação, avaliem ideias e dêem espaço para que elas sejam implantadas. Para tal, realizo palestras de sensibilização, bem como treinamento em avaliação e adaptação de ideias e feedbacks às ideias não aceitas
Negligenciar o preparo e reconhecimento aos gerentes pode criar um grande gargalo, e conflitos posteriores entre gerentes e suas equipes.
Implementação das Ideias
Mesmo recebendo prêmios, autores das ideias se frustram caso suas sugestões não sejam implementadas. Da mesma forma, o abandono a uma ideia, antes ou depois de sua avaliação diminui a credibilidade ao programa. Um problema comum é a fila de ideias aceitas, mas não implantadas pela falta de tempo ou dinheiro para tal. Assim, insisto em um budget pré-definido, assim como permissão para a alocação de tempo para garantir a implementação.
Aprendizado e Motivação Contínuos
A motivação é uma questão delicada, que deve ser monitorada frequentemente e estimulada de forma coletiva– com diferentes campanhas – e individual – como, por exemplo, a atenção que se dá aos feedbacks às ideias não aceitas.
Já o aprendizado envolve visão sistêmica da empresa, avaliação custo benefício de uma ideia e às vezes até da inserção da ideia no sistema.
Presenciei alguns programas nos quais a participação havia começado a decair e os colaboradores alegavam não ter mais ideias. Nessa hora, promovi seminários sobre diagnóstico de oportunidades de inovação e geração de ideias e as contribuições voltaram a crescer.
Estes são alguns “pulos do gato” dos sistemas de geração de ideias. Estou à disposição para ouvir, debater e contribuir.
*Gisela Kassoy é especialista em Criatividade, Inovação e Adoção de Mudanças e atua com consultoria em programas de ideias, seminários, palestras e facilitação na geração e avaliação de ideias. Realizou trabalhos em quase todo o país e nos EUA, Europa e América Latina. Veja mais no www.giselakassoy.com.br

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