Carreiras | Empregos

Nutricionista é o profissional da saúde e bem-estar que garante uma melhor qualidade de vida aos clientes por meio da alimentação. Segundo Priscila Garcia Serpa, nutricionista doEMEX, centro de nutrição orientada localizado em São Paulo, a busca por uma vida saudável e os controles rígidos de qualidade nos estabelecimentos comerciais deram visibilidade ao profissional da área de Nutrição.
A abertura de novos campos de atuação obrigou os nutricionistas, que passam quatro anos na universidade, a correr atrás de mais conhecimento. No vídeo abaixo, Priscila fala sobre a importância da formação universitária, dá dicas para quem está estudando, fala sobre áreas de atuação e principais responsabilidades do nutricionista, necessidade da atualização constante e salário.

Se interessou pela profissão? Faça uma busca de vagas!
Importância da formação universitária
É importante porque o estudante vai aprender o todo do nosso organismo; conhecer bastante sobre bioquímica, metabolismo… para conseguir, no futuro, atuar com uma dieta mais personalizada, dentro da realidade.

Dicas para quem está estudando
Aproveitar ao máximo o conteúdo da faculdade, mas não se basear só na aula, buscar além: ler bastante, aprofundar o conhecimento… nos estágios finais, do último ano do curso, aproveitar ao máximo para identificar qual área seguir. É nessa fase que o estudante vai identificar o que mais gosta, o que não gosta.
Áreas de atuação
A gente viu uma demanda muito grande de cursos na área, não só de graduação, mas de pós-graduação, o que está sendo muito bom para nós, nutricionistas. O reconhecimento para o futuro profissional está sendo maravilhoso, está aumentando o número de nutricionistas no mercado e, ao mesmo tempo, as áreas de atuação estão expandindo. Temos hoje nutricionistas nas academias, clubes, restaurantes industriais, cantinas, padarias, supermercados, clínicas – não só as individuais, mas com endocrinologistas, dermatologistas, estéticas, e os centros que combinam um pouco de tudo.
Principais responsabilidades
O que é saudável para uma pessoa pode não ser para outra. É importante verificar quais são as necessidades, a carência de nutrientes da pessoa ou o excesso de consumo, verificar a taxa metabólica basal (quanto o nosso corpo gasta em repouso; isso vai fazer diferença na hora de elaborar o cardápio, já que nos baseamos no valor calórico para montar um plano alimentar). Existem metabolismos mais rápidos, outros mais devagar.
Atualização profissional
É importante estar atualizado sempre. A cada dia surgem novos ambientes, nutrientes, doenças… a gente tem de buscar conhecimento.
Salário
Por conta das diversas opções na área de Nutrição é difícil medir quanto pode chegar o salário. Vai depender do profissional, da força de vontade. O piso salarial inicial gira em torno de R$ 1,5 mil.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.