08 / 11 / 2015

Profissão Advogado

Especialista em direito penal e tributário, Leopoldo Luis Lima Oliveira dá dicas aos jovens que querem seguir carreira na área jurídica
por
http://www.empregos.com.br
As empresas encontram seu CV e nós te avisamos!

Por Rômulo Martins

A advocacia oferece uma gama de possibilidades aos profissionais da área, mas é preciso estar atualizado diante das mudanças a que o Direito é submetido. O Empregos.com.br entrevistou Leopoldo Luis Lima Oliveira, especialista em direito penal e tributário e secretário adjunto geral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo, unidade Tatuapé.

Oliveira fala sobre a importância da formação, perfil comportamental, áreas de atuação e dá dicas aos jovens que querem ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Se interessou pela profissão? Então continue lendo.

Advogado

Quais as exigências para atuar como advogado?
Primeiramente é preciso cursar uma faculdade de Direito. Nos últimos anos tivemos uma proliferação de cursos jurídicos no país e, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sempre atuante em muitos momentos históricos, também atuou na promoção de um exame de ordem. Então é necessário cursar uma faculdade credenciada, que tenha uma supervisão do MEC (Ministério da Educação).

Após a faculdade, você terá um diploma de bacharel. Não estará apto a enfrentar o mercado de trabalho na qualidade de advogado. Para isso, você deve prestar o exame de ordem (e ser aprovado).

Qual postura o advogado deve adotar?
Um dos principais comportamentos que o advogado deve adotar é a ética: com os clientes, com os próprios advogados, com os funcionários da justiça… é um dos critérios… eu acredito que a questão da postura começa desde a sala de aula… ser advogado é uma profissão de extrema importância, que se revela um dos pilares do chamado Estado democrático…

Quais as áreas de atuação?
A advocacia traz um leque de opções… o advogado pode trabalhar em inúmeros departamentos, pode abrir um escritório de advocacia para trabalhar como autônomo, trabalhar em uma empresa, prestar um concurso público.

Como você analisa o mercado de trabalho para o advogado?
O advogado (iniciante) terá de enfrentar um mercado de trabalho concorrido. A primeira das dicas: não deixe de estudar nunca. Segunda: trabalhe com ética e determinação. Terceira recomendação: vá em busca dos seus sonhos. Você nunca pode perder a capacidade de sonhar. Oportunidade tem para todos; existem diversos ramos do Direito em que o advogado pode atuar. Temos hoje, devido à globalização e às evoluções tecnológicas, o direito eletrônico, uma profissão de extrema importância; o direito ambiental; o direito eleitoral, enfim, tem campo para todos.

Fale sobre a questão salarial.
O advogado pode receber de acordo com a sua produtividade, enquanto profissional autônomo. Agora, sobre a cobrança de honorários, existe uma previsão, que pode ser consultada no site www.oabsp.org.br. A tabela estabelece o mínimo que o advogado pode cobrar.

Esta matéria ajudou você?

+ 11 pessoas ajudadas

Comentarios