Carreiras | Empregos

Se você quer estar numa posição de liderança, é preciso que esteja preparado para o poder. A prática de liderar requer poder e para ter efeito o poder precisa ser exercido. Muitas pessoas abrem mão do seu poder por não tentar.
O grande obstáculo para adquirir poder, acredite ou não, é você. Enquanto continuar pensando que o mundo é um lugar justo, você estará mais distante do poder.
Pela própria formação, educação ou religião, acreditamos que recebemos o que merecemos ou, que se fizermos um bom trabalho e se nos comportarmos de forma apropriada as coisas acontecerão por si só.
Na prática a realidade é outra, a hipótese do mundo justo deixa muitas pessoas na posição de líder estagnadas. Lembre-se: Você precisa reivindicar o poder e não fazer coisas que o afastem de você.
Como toda habilidade, só existe uma maneira de se tornar mais eficiente na construção do poder e no uso da influência: praticando. Segundo Jeffrey Pfeffer, professor da Universidade de Stanford e autor do livro Poder: por que alguns têm da editora Best Business, são duas dimensões pessoais fundamentais e cada uma delas com as suas respectivas qualidades:
Desejo: o impulso para enfrentar grandes desafios e suas qualidades:
1.Ambição
2.Energia
3.Foco
Habilidade: a capacidade exigida para transformar a ambição em realização e suas respectivas qualidades
4.Autoconhecimento e mentalidade reflexiva
5.Segurança e capacidade de projetar autoconfiança
6.Capacidade de ler os outros e ter empatia com o ponto de vista deles
7.Capacidade de tolerar conflitos
Das 7 qualidades, quais são as mais presentes nas suas relações? Qual delas você é mais eficiente na sua utilização? Seja honesto em relação a seus pontos fortes, fracos e suas preferências.
Aqui vai uma dica: seja realista em relação aos riscos políticos, não apenas para você, mas para as pessoas às quais está vinculado, se quiser construir uma trilha para o poder.

*Este artigo foi escrito e publicado originalmente pelo Professor Paulo Vieira de Campos.
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.