31 / 08 / 2016

As habilidades que você não aprende nos cursos, mas as empresas exigem

Nem sempre as qualificações técnicas são suficientes para te destacar no emprego. Saiba quais são as competências essenciais para o avanço da sua carreira
por
http://carreiras.empregos.com.br/

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e para mostrar às empresas algo que os demais não possuem, é preciso pensar além do que aquilo que se aprende nos cursos de formação e especialização, seja superior, tecnólogo ou de especialização.

Saiba quais são as 7 competências capazes de te destacar entre os concorrentes:

COMUNICAÇÃO
Aqui, não basta apenas falar bastante. É preciso saber o quê e quando falar. Ser comunicativo cativa os colegas, que sempre vão querer saber o que você tem a dizer. Além disso, seja bom ouvinte. Ouvir faz parte de uma boa comunicação.

INTELIGÊNCIA EMCIONAL
Nem sempre você vai se dar bem com todos os integrantes da sua equipe, e isso é natural. O importante é não deixar que sentimentos pessoais alterem a sua postura profissional. Saiba respeitar os colegas separando emoção da razão.

TRABALHO EM EQUIPE
Saiba dividir tarefas e busque sempre o melhor resultado para o que lhe foi delegado. Se perceber que alguém possui dificuldades em alguma função, ofereça ajuda, mas sem forçar a barra – você pode dar a impressão de que está tentando puxar o tapete do colega.

LIDERANÇA
Mostrar que consegue manter a equipe unida e motivada chama a atenção dos superiores, que podem te chamar em uma futura oportunidade. Conquiste a confiança dos demais sendo honesto e mantenha sua atitude sempre positiva frente aos problemas.

RESILIÊNCIA
Trata-se da capacidade de se adaptar às situações. Há atitudes que podem aprimorar a forma como você soluciona os problemas. Refletir antes de qualquer atitude, encara os desafios com bom humor e ter autoconfiança são características de pessoas resilientes. Treine!

ORGANIZAÇÃO
Um dos maiores contratempos na vida dos profissionais é algo que muitos sequer imaginam: a desorganização consome um tempo considerável no dia a dia, prejudicando a produtividade. Mantenha seu ambiente de trabalho sempre em ordem.

AUTOCONHECIMENTO
Saber quais são os seus pontos fortes e fracos é importante para que você tome decisões mais assertivas. Ter visão ampla sobre si mesmo te leva a buscar meios de agir que tem maior facilidade, evitando riscos ao tomar decisões em que não se sai tão bem.

Esta matéria ajudou você?

+ 318 pessoas ajudadas

Comentarios