Carreiras | Empregos

O ano está acabando e muita gente já começa a fazer planos para 2017. E se a intenção no novo ano é comprar uma franquia, é importante estar atento às do setor para o próximo período.
Especialistas acreditam que 2017 deve marcar o início de uma retomada na economia, o que pode trazer algum alento para quem sonha em empreender.

Muita atenção para o que essa nova geração quer. Eles querem compartilhar, se divertir, querem propósito. E os negócios têm que ter isso”, afirma a especialista em franquias Claudia Bittencourt.

Apesar disso, fique de olho: não é uma boa ideia investir numa franquia apenas levando em conta o momento da economia ou a tendência do momento.

A decisão de entrada no franchising não deve ser em função daquilo que está no centro das atenções, mas sim em função daquilo com que a pessoa tem mais afinidade”, alerta Altino Cristofoletti, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Agora que você já está avisado, veja abaixo 7 tendências do franchising para 2017:
alimentos
1 – Alimentação saudável
Essa é uma tendência que parece ter vindo para ficar (pelo menos pelo próximo ano). A onda dos alimentos orgânicos, sem glúten ou lactose tem espaço para crescer, inclusive para animais, afirma Claudia Bittencourt.

Hoje existe uma infinidade de negócios nesse ramo, e alguns como franquia. Também começaram a surgir agora empreendimentos voltados para cachorros com restrição alimentar. É um setor que ainda deve crescer”, completa.

idade
2 – Terceira idade
Outra tendência parece ter vindo para ficar é a de serviços voltados para a terceira idade. Afinal, nossa população está envelhecendo e os idosos têm buscado cada vez mais qualidade de vida.

Os negócios para essa população vão crescer muito. E um nicho que tem bastante potencial é o daqueles que buscam unir saúde com algo mais prazeroso, como pilates ou yoga para idosos”, afirma a especialista.

uber
3 – Economia compartilhada
O modelo de negócio do Uber, em que a pessoa usa algo que ela já tem para gerar renda, também tem chamado a atenção dos empreendedores e pode ser inspiração para novas franquias. Tudo isso, é claro, aliado ao uso da tecnologia.

É o conceito de que a posse já não faz tanto sentido, se há a possibilidade de compartilhar e usufruir de um bem ou serviço com outras pessoas”, analisa Claudia.

marketing
4 – Marketing digital
Dentre as franquias de serviços há aquelas que são focadas especificamente em marketing digital. Afinal, se existe algo que vem modificando a forma como as pessoas se comunicam hoje, esse algo são as redes sociais.

Hoje no Brasil existe mais celular do que gente, e grande parte desses aparelhos são smartphones. Portanto, ainda existe muito espaço para os negócios de marketing digital. Ainda tem muita coisa para ser descoberta e muitas ideias disruptivas vindo por aí”, afirma Altino.

beleza
5 – Beleza
O setor de beleza é um dos maiores dentro do franchising. Por isso, pode ser uma boa aposta para 2017. Dentro deste segmento, uma possível tendência é a dos negócios focados no público masculino.

Esse é um setor que sempre foi muito voltado para as mulheres, então talvez o foco nos homens seja uma oportunidade maior. Temos visto surgirem as barbearias retrôs, por exemplo”, aponta Altino.

mecanico
6 – Conserto de veículos
Com a crise econômica, a venda de veículos novos sofreu um forte impacto. Porém, se as pessoas estavam menos dispostas a comprar um carro novo, elas precisaram dar um jeito de manter o velho. Resultado: mais serviço para o setor de conserto de automóveis.

 As pessoas ficaram mais preocupadas em manter seus carros, então houve um desenvolvimento dessa área de serviços relacionados a veículos. Isso deve ter uma continuidade”, afirma o profissional.

livraria
7 – Cross selling
Outro movimento interessante é o da união de marcas interessadas no mesmo consumidor.  É o caso das cafeterias dentro de livrarias, por exemplo.

Acredito que dentro do franchising devem começar a acontecer mais negócios cruzados. Talvez quiosques de alimentos saudáveis dentro das academias, por exemplo”, diz ele.

E aí? Qual das franquias você mais gostaria de investir em 2017? Deixe a sua opinião nos comentários!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.