A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Acerte na seleção de profissionais

Especialista afirma que é preciso um “criterioso desenho” do perfil desejado pela empresa.

Por Rômulo Martins

Acerte na seleção de profissionaisA seleção de mão-de-obra qualificada e a busca por perfis alinhados ao cargo e à cultura empresarial demandam um processo complexo de avaliação que, se mal conduzido, resulta na escolha do profissional inadequado. “Este é um dos grandes dilemas enfrentados pelos gestores de recursos humanos”, afirma Silvia Moraes, diretora da Moraes Cursos, empresa especializada em treinamentos de legislação empresarial e comportamento organizacional.

Para acertar na escolha dos candidatos não adianta lançar mãos de técnicas e ferramentas sem antes entender o perfil profissional que a empresa busca. Segundo Silvia, a sintonia entre os profissionais envolvidos na seleção é fundamental nesse processo. “O criterioso desenho do perfil almejado pela empresa é o primeiro passo para uma escolha assertiva.”

Checando informações
Para os recrutadores, a entrevista de emprego é a hora da prova real. É o momento de checar os dados descritos no currículo, de conhecer um pouco mais o aspirante ao cargo. Para os candidatos, é a oportunidade de convencer o selecionador e abocanhar a vaga. Conforme Silvia é aí que mora o perigo.

“Existem candidatos mais preparados que o entrevistador. Eles se valem de técnicas aprendidas em cursinhos que ensinam como sentar, o que falar, como se vestir. Isso, muitas vezes, impressiona o entrevistador despreparado”, alerta.
    
Segundo ela, a condução de uma entrevista deve ser feita por meio de perguntas abertas e específicas, que busquem na experiência anterior do candidato dados sobre sua capacidade de adaptação às exigências da vaga e da empresa contratante. Outras ferramentas, como os testes psicológicos, ressalta Silvia, podem detectar informações sobre o candidato não observadas em uma entrevista.
 
Atraia os profissionais certos
Silvia Moraes sinaliza que companhias com boa reputação e ambiente de trabalho agradável tendem a atrair os melhores profissionais. “As empresas devem investir em sua imagem, pois certamente os talentos serão atraídos.”

A sugestão é dar importância ao endomarketing e à pesquisa mercadológica, permitindo a comunicação da empresa com o mercado de trabalho. Outra maneira de atrair talentos, diz Silvia, é investindo neles, oferecendo possibilidades de crescimento (plano de carreira).

“O novo profissional quer trabalhar em empresas interessantes, que proporcionem desafios, crescimento, continuidade nos estudos, benefícios diferenciados e, acredite, diversão. A geração de hoje não quer atuar somente pelo dinheiro, mas onde possa aliar qualidade de vida dentro e fora do trabalho.”

Receba informações no seu e-mail sobre RH e o mundo corporativo