Onde estão as barreiras na gestão de pessoas
Especialista norte-americano aborda as mudanças nas relações de trabalho e os desafios e oportunidades para as médias e pequenas empresas no Brasil
Por Clarissa Janini
Principal atração do segundo dia de evento, o professor Richard Locke, diretor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), comentou sobre as mudanças nas relações de emprego da atualidade. Após realizar pesquisas em diversos países, constatou mudanças significativas comuns a todos. “Antes, as relações tradicionais de trabalho possuíam algumas características específicas não mais encontradas hoje, como: carreira estável em setores formais, alta segmentação e autoritarismo na gestão e ganhos estáveis baseados no ramo de atuação”. Segundo ele, com o passar do tempo os contratos e práticas de emprego se tornaram completamente diferentes. “Agora, por exemplo, há uma explosão de empregos não tradicionais – carga horária diversa, pagamentos flexíveis, etc. O trabalho, hoje em dia, é focado nas competências do grupo e não mais no indivíduo”.
Para Locke, essas mudanças deixam as empresas mais competitivas e aumentam o potencial criativo dos colaboradores, além de abrir um leque de novas oportunidades e possibilidades. Porém, os profissionais devem estar abertos e preparados para o novo mercado. Com tantas habilidades requeridas, aquisição constante de novos conhecimentos, variedade nos contratos de trabalho e ganhos calculados na performance, o empregado da atualidade deve ter, acima de tudo, jogo de cintura para ter sucesso. “A palavra flexibilidade resume tudo”, afirmou o especialista. Ele também citou os maiores desafios para os profissionais terem êxito na carreira em meio a tantas mudanças:
- Investir em conhecimento constantemente;
- Saber investir a longo prazo;
- Treinar e se especializar em novas competências;
- Todas as mudanças, porém, devem ser acompanhadas por uma infra-estrutura sustentável.
Pequenas e médias empresas: grandes desafios
Finalizando sua apresentação, o professor afirmou que, no Brasil, 80% das empresas são de médio e pequeno porte e que se baseiam ainda em modelos tradicionais, o que dificulta a possibilidade de êxito no mercado. Mesmo assim, algumas organizações conseguem sobreviver em meio às grandes por intermédio da criatividade e da dedicação. Para exemplificar que médias e pequenas empresas podem ter êxito apesar das adversidades, foram expostos os cases da rede de culinária italiana Spoleto e dos salões de cabeleireiro Beleza Natural, ambos do Rio de Janeiro. Eduardo Ourivio, um dos sócios da Spoleto, afirmou que a política da rede é a de total igualdade entre colaboradores. “Sempre acreditamos que ninguém é melhor do que ninguém”. Para ele, um dos maiores desafios enfrentados pela Spoleto foi lidar com a baixa escolaridade da maioria dos empregados – o que, segundo Ourivio, os tornava mais tímidos e inseguros. Para minimizar o problema, os sócios decidiram realizar periodicamente cursos de teatro para todos os colaboradores, visando torná-los mais pró-ativos e descontraídos. “O resultado foi surpreendente. O teatro funcionou como terapia para muitos deles e houve significativa melhora na capacidade de relacionamento”.
No caso da Beleza Natural, o sucesso veio como recompensa ao esforço da cabeleireira Dona Zica, que criou, após muito estudar, uma fórmula para hidratar e embelezar os cabelos crespos sem ter de alisá-los. Leila Velez, sócia da rede, apresentou ao público o segredo do sucesso da empresa (antes um pequeno salão com quatro profissionais e hoje uma rede com seis filiais e mais de 500 colaboradores): paixão por pessoas. “Temos paixão por aumentar a auto-estima das clientes e paixão por nossos colaboradores”. Mesmo sem formação superior e com pouca noção de administração, Dona Zica e sua equipe montaram uma estrutura empresarial digna das melhores empresas para se trabalhar: criou programas de capacitação para os funcionários, bonificação diferenciada e diversos canais de comunicação para manter a equipe unida. De acordo com Leila, o lema da empresa é “aprender com prazer”.
|