A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



(11.11.08)

Exercícios empresariais

Quais os benefícios da Ginástica Laboral e como ela pode melhorar a produtividade do empregado na rotina empresarial

Por Renata Silva

Na rotina empresarial, em que trabalhadores passam a maior parte do dia expostos a movimentos repetitivos, estresses contínuos e situações desgastantes tanto física quanto psicologicamente, o profissional acaba sentindo alguns sintomas, que podem até virar doença, decorrentes de toda uma gama de problemas diários existentes em qualquer companhia.

Para amenizar algumas dessas situações as empresas estão adotando a inserção dos profissionais de Educação Física ou de Fisioterapia na rotina empresarial para trazer aos funcionários a Ginástica Laboral. Como o próprio nome já diz, a Ginástica é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover a saúde dos funcionários, evitando lesões e doenças ocupacionais. Além disso, ela possibilita que os empregados se exercitem através de alongamentos, relaxamentos musculares e flexibilidade das articulações.

Realizada de forma lúdica, utilizando-se às vezes de músicas relaxantes, corda, bolinhas e petecas, além de trazer benefícios para a saúde, a laboral também descontrai o ambiente. Em alguns casos a empresa resolve inovar, e cria uma mini academia para os funcionários se exercitarem dentro da companhia.

De acordo com Vanessa Marietto, instrutora física do site Cyber Diet, os benefícios trazidos pela Ginástica Laboral são inúmeros e evitam faltas, dores indesejadas e até o descontentamento do funcionário com o trabalho. "A GL trabalha o indivíduo como um todo, desta forma melhora e mantém a disposição e o bem-estar do empregado no trabalho, prevenindo doenças profissionais, reforçando e melhorando a auto-estima e a capacidade de concentração. Isso faz com que o trabalhador veja e sinta a preocupação da empresa para com ele e desenvolva a conscientização corporal possibilitando a integração social, familiar e empresarial".

Entre os principais exercícios estão os individuais e coletivos de relaxamento, massagem e auto-massagem, alongamento corporal, atividades coletivas que envolvem brincadeiras, entre outros. A atividade deve ser realizada no mínimo 3 vezes na semana podendo ser feita diariamente sem maiores problemas. Os profissionais autorizados a passar os exercícios são aqueles diretamente ligados à área da saúde como o profissional de Educação Física, Fisioterapeutas e até Massoterapeutas.

Veja abaixo alguns dos benefícios da Ginástica Laboral para o profissional dentro da empresa:

  • Reeducação postural;
  • Alivio do estresse;
  • Diminuição do sedentarismo;
  • Aumento do ânimo para o trabalho;
  • Promove a saúde e uma maior consciência corporal;
  • Aumento da integração social;
  • Melhoria no desempenho profissional;
  • Diminuição das tensões acumuladas no trabalho;
  • Prevenção de lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
  • Diminuição da fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.

Esse tipo de serviço pode ser encontrado facilmente pelas empresas, segundo Marietto, "h oje em dia há empresas especializadas em GL que atendem somente este setor. Você pode encontrar através da Internet, que é o meio mais fácil, ou ir até uma academia onde há profissionais da área que poderão orientar", conta.

Vanessa relata ainda que o campo da GL está em crescimento e que o considera como bom mercado de trabalho devido às pessoas terem consciência da necessidade da prática de atividades físicas.

Receba informações no seu e-mail sobre RH e o mundo corporativo