
Sucessão: o que os gestores pensam a respeito?
Estudo aponta que executivos adiam aposentadoria pela percepção de que faltam novos líderes prontos para assumir
Nos próximos sete anos, 50% da força da liderança mundial estará aposentada. Esta é uma verdade contundente que assombra empresas e executivos com uma dúvida fundamental: há líderes prontos para assumir o comando? Influenciados por essa questão, muitos executivos estão reavaliando sua carreira e seus planos de aposentadoria. Estas são as principais conclusões do Executive Quiz, pesquisa periódica realizada pelo Korn/Ferry Institute com executivos de mais de 70 países - incluindo o Brasil.
Segundo o estudo, a maioria (52%) pretende adiar os planos de aposentadoria para após os 64 anos. Esse índice representa um aumento de 8%, quando comparado aos dados apurados em uma pesquisa sobre planos de aposentadoria realizada em 2004 pela Korn/Ferry. O Executive Quiz também revela que 63% dos executivos - o índice chega a 73% no caso dos brasileiros -, pretendem estender sua atuação profissional por mais tempo do que haviam planejado há três anos.
Os resultados também apontam para uma apreensão crescente das companhias em relação à perda de conhecimento gerado/acumulado pela atual geração de executivos no momento de suas aposentadorias. Para 41% dos entrevistados, há um aumento considerável da preocupação de perda de capital intelectual crítico para o sucesso das organizações. Em relação aos dados apurados em 2004, há um aumento de 7% nos índices. Igualmente preocupados estão 54% dos executivos brasileiros entrevistados.
“Observamos que a questão da sucessão está na agenda do dia dos principais executivos das empresas. Porém, o tema ainda é tratado de maneira muito incipiente no Brasil”, diz Fernanda Pomin, sócia-diretora da Korn/Ferry, responsável pela prática de Leadership & Talent Consulting (LTC). “Os impactos, entretanto, já são sentidos nas empresas brasileiras. Por isso, é fundamental estar preparado para enfrentar o desafio de ter que substituir um executivo chave caso seja necessário”, alerta a executiva.
O desafio para os gestores de Recursos Humanos das empresas está na implantação de projetos de sucessão que, além de mapear novas lideranças, ainda estimulem a troca de conhecimentos críticos para o sucesso desta operação. Nesse processo, a Korn/Ferry aponta alguns critérios essenciais para a preparação de futuros líderes com base no conceito de “Quociente de Liderança”:
- Quociente Intelectual - quão brilhante é;
- Quociente Técnico / Operacional - quão hábil é para fazer as coisas acontecerem;
- Quociente Motivacional - quão motivado é para realizar e crescer;
- Quociente de Experiência - quantas experiências críticas já vivenciou;
- Quociente de Pessoas - quão bem se autogerencia e trabalha com outros;
- Quociente de Agilidade de Aprendizagem - quão eficientemente adquire novas habilidades, comportamentos e crenças.
Entretanto, há um longo caminho a ser percorrido. Dados da Korn/Ferry apontam que apenas 1/3 das empresas são efetivas na identificação de futuros líderes. “Isso muitas vezes acontece porque a empresa não define o ponto de partida fundamental: entender qual é o foco do próprio negócio tanto para hoje, quanto para o futuro”, aponta Fernanda Pomin. “Esse detalhe é essencial para a definição do perfil do executivo ideal para conduzir a trajetória de sucesso sustentável de um empreendimento”, complementa.
Também se constatou pelo estudo que a preocupação com a sucessão é anterior aos impactos da crise financeira internacional. Pouco mais da metade dos executivos (52%), que participaram do último Executive Quiz, responderem que a crise não alterou seus planos de aposentadoria. Para os brasileiros, esse índice chega a 60%.
Já em relação aos programas de aposentadoria oferecidos pelas empresas o levantamento revela uma apreensão crescente. Cerca de 60% dos entrevistados não estão seguros de que serão atendidos por um programa adequado de benefícios. No Brasil, 46% também partilham da mesma insegurança. Quando comparados aos resultados da pesquisa realizada em 2004, percebe-se que há um aumento de 6% em relação aos índices agora apurados.
Metodologia
O Executive Quiz, realizado periodicamente pelo Korn/Ferry Institute, é baseado em uma pesquisa mundial dos executivos registrados no Executive Center online da empresa. Participaram desta edição, 1.928 profissionais de mais de 70 países.