A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



(31.03.09)

Conheça os processos e goste de gente

Milton Pereira, diretor de RH da Serasa Experian, fala sobre sua carreira e os recursos humanos como um todo

Luís Pereira

Ele é diretor de RH da Serasa Experian, cujo modelo de gestão de pessoas é um dos mais premiados do país. Já foi por diversas vezes escolhido como um dos dez profissionais de recursos humanos mais admirados do Brasil. Há mais de 25 anos atuando na área, Milton Luís Pereira, em entrevista para o Empregos.com.br, conta um pouco da sua trajetória profissional, do modelo que colocou a Serasa Experian no patamar de uma das melhores empresas para se trabalhar e dá dicas para quem quer seguir carreira na área. Confira!

Empregos.com.br - Você é formado em jornalismo. Como aportou no universo dos recursos humanos?

Milton Luís Pereira - A área de Recursos Humanos entrou na minha vida talvez por descobrirem meu lado fortemente humanístico. Estava em uma área de Auditoria no Banco Itaú, notaram meu viés humano. Lá colaborava com um jornalzinho interno que falava de pessoas; ajudava a organizar os eventos e o time de futebol da área. Além disso, colaborava como voluntário na Fundação recreativa e cultural dos funcionários. Foi um passo para eu ser levado pelo Diretor de Auditoria para a Fundação. Ele era seu conselheiro e, levando-me para lá, se livrava de um possível mau auditor (estava começando na Auditoria) e me abria as portas para o universo de RH.

Empregos.com.br - Como chegou na Serasa?

Milton Luís Pereira -
A Serasa me veio quando estava fazendo carreira solo de consultor. O então presidente Élcio (Aníbal de Lucca) tinha muitas idéias para criar uma forte área de RH e eu tinha muitos sonhos e planos e utopias de implantar uma Gestão de Pessoas em empresas segundo novos paradigmas e concepções. Houve uma convergência de pontos-de-vista e, há mais de 10 anos, estou lá, fortalecendo um modelo de gestão de pessoas que vem se mostrando muito eficaz.

Empregos.com.br - A Serasa Experian é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar. Por quê?

Milton Luís Pereira - De fato, a Serasa Experian, agora multinacional, vem confirmando as conquistas de "melhor empresa para se trabalhar". Já faz pelo menos 10 anos que ocupamos os primeiros lugares em todas as principais avaliações do gênero. O atual presidente, Francisco Valim, chegou e apoiou integralmente o modelo  que chamamos de Desenvolvimento Humano, incorporando elementos ainda mais potentes e valorizando os seus princípios fundamentais, sumarizados no equilíbrio entre Desenvolvimento Pessoal e Desenvolvimento Profissional. Esse equilíbrio se assenta nos macroprocessos Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável e, na parte mais profissional, Educação Corporativa e Planejamento de Pessoas. O "hexágono" de macroprocessos se completa pelo Desenvolvimento de Liderança e Talentos e pela Gestão da Cultura Organizacional, essenciais ao seu funcionamento.

Empregos.com.br - Quais são as principais características de um profissional de RH?

Milton Luís Pereira - Hoje, na minha visão, a pessoa que queira trabalhar comigo precisa entender e gostar de gente, conhecer bem os processos organizacionais sem ficar preso a uma só modalidade. Exemplo: aquela pessoa que só é especialista em cargos e salários ou só em recrutamento e seleção. Isso são microprocessos, importantes sim, mas inseridos em sistemas maiores e mais estratégicos. O profissional tem que ser sensível à questão da "felicidade", das pessoas no local de trabalho e da responsabilidade social das empresas. Isso é o fundamental.


Empregos.com.br - Você já foi indicado por diversas vezes como um dos dez RHs mais admirados do Brasil. Qual é o segredo?

Milton Luís Pereira - Tenho bons amigos que votam em mim (risos). Fico feliz por constatar que uma filosofia de gestão de pessoas é reconhecida. Junto ao profissional Milton há uma equipe que comunga as mesmas ideias e líderes que apóiam.

Empregos.com.br - Quais são as dicas para quem quer seguir carreira nos recursos humanos?

Milton Luís Pereira - Reúna todas as competências disponíveis e esteja disposto a ampliá-las indefinidamente. Conhecimentos de Filosofia, de Educação, Ciências Sociais ou mesmo de ciências exatas são bagagens de muito proveito para mesclar os profissionais de uma área de RH. É importante ter conhecimento do universo empresarial, das relações de trabalho e muita sensibilidade para lidar com gente. Despertar para as disponíveis habilidades de liderança e desenvolvê-las tornará cada vez melhor o profissional que quiser fazer carreira na área.



Receba informações no seu e-mail sobre RH e o mundo corporativo