A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Entrevista: Urânio Paes Junior
por Juliana Ricci

Descoberta e mudança são as bases da Teoria do Eneagrama, modelo do funcionamento da personalidade humana que descreve de maneira simples e clara 9 tipos de comportamentos. Originalmente desenvolvido pelos Sufis na antiguidade e introduzido no Ocidente no início do século XX, pelo filósofo George I. Gurdjieff, o Eneagrama é hoje utilizado por vários estudiosos como Urânio Paes Junior. Após 10 anos de atuação na área de saúde, Urânio, assim como o seu objeto de estudo, acreditou na mudança e decidiu apostar na aplicação do Eneagrama em empresas, para trabalhar conceitos como liderança, conflitos, trabalho em equipe, clima organizacional, change management e facilitação de mudanças organizacionais.

A vantagem de classificar a personalidade em 9 tipos, segundo Urânio, é que com o autoconhecimento conseguimos desenvolver nossas potencialidades e trabalhar as características negativas para evitar atitudes prejudiciais que já tenham se tornado mecânicas e imperceptíveis para nós mesmos. Com a aceitação do comportamento do outro, melhoramos as relações interpessoais particulares e nas empresas. "Ao enxergarmos nossas dificuldades, ficamos mais sensíveis às dificuldades alheias. Por isso o Eneagrama contribui tanto para o sucesso do trabalho em equipe", garante Urânio.

Oscar Ichazo e o psiquiatra Chileno Cláudio Naranjo foram os responsáveis, na década de 70, pela definitiva adaptação e divulgação da Teoria do Eneagrama, que já conta com validação científica e acadêmica, incluindo diversos estudos e teses de Mestrado e Doutorado nos EUA e na Europa. Helen Palmer e David Daniels são alguns dos maiores nomes na comunidade internacional do Eneagrama atualmente.

O processo de aplicação do Eneagrama inclui a observação de si mesmo e do outro, normalmente em workshops com depoimentos reveladores de pessoas de cada um dos 9 tipos. É o suficiente para despertar o interesse de executivos de grandes corporações como Sun Microsystems, Mc Donald´s, Blockbuster, Citibank e Vésper, que já participaram dos eventos.

Nesta entrevista exclusiva concedida ao Empregos.com.br, Urânio Paes Junior falou mais sobre a Teoria do Eneagrama.

Empregos.com.br - O Eneagrama já teve algum outro tipo de aplicação diferente da atual?
Urânio Paes Junior -
O eneagrama original sempre foi protegido pela tradição Sufi. Dizem que apenas os grandes mestres têm acesso ao conhecimento do eneagrama original, que tem forte característica mística. Era muito mais no campo do autoconhecimento, da auto-observação e do interesse das pessoas de buscar um desenvolvimento pessoal. Algo como a superação da personalidade para chegar mais perto das qualidades essenciais perdidas. Mas o que importa é que na década de 70 ele foi adaptado à psicologia ocidental por Oscar Ichazo e Cláudio Naranjo, então é um outro Eneagrama, aplicável nas empresas. No início o conhecimento era muito complexo e não era muito fácil de ser compreendido por alguém que não fosse psicólogo ou psiquiatra, mas com o tempo isso foi divulgado para outros autores, para outras pessoas que começaram a tornar o Eneagrama mais inteligível. Por exemplo, o esforço de colocar numa apostila, em tópicos simples, as características principais dos tipos, é uma coisa muito recente, eu mesmo tive um trabalho grande para depurar e colocar de uma maneira simples. Como o Eneagrama é muito preciso e prático, teve grandes resultados no mundo dos negócios. Nos EUA, por exemplo, empresas como IBM, Motorola e Serviços Postais já utilizam.

Empregos.com.br - A aplicação nas empresas também se dá por uma questão de iniciativa dos profissionais, em busca de autoconhecimento, objetivando a melhoria da performance, ou é algo relacionado à decisão das próprias empresas, no sentido de orientar a integração e a mudança?
Urânio Paes Junior -
O Eneagrama sempre tem um fundo de desenvolvimento pessoal, é inconcebível você pensar na Teoria sem associar a isso. Mas ele é tão preciso e tão prático que eu não conheço nenhuma ferramenta que chegue perto dele no desenvolvimento de lideranças, para solução de conflitos, para construir uma equipe de alto desempenho, com muita sinergia entre as pessoas, e para facilitar a implementação de algumas mudanças. Por exemplo, se você vai implementar uma mudança para flexibilizar a hierarquia, um tipo 6 vai ficar desesperado, um tipo 8 vai perder o poder nessa história e vai ser resistente, então o que o Eneagrama faz é mostrar o porquê mais profundo dessas preocupações destas pessoas, para facilitar a compreensão da questão e a implementação da mudança.

Empregos.com.br - Como acontece na prática?
Urânio Paes Junior -
Por exemplo, no meio de um programa de mudança, ajudo as pessoas a observar como estão reagindo àquela mudança, por meio da análise da reação dos nove eneatipos. Com isso, as pessoas começam a ficar conscientes de que estão agindo daquela maneira de forma inconsciente e passam até a dar suporte para o outro. Além disso, entendem os motivos do colega e isso facilita tremendamente a mudança, porque atinge a raiz do problema.

Empregos.com.br - Você aplica sempre no grupo ou é possível utilizar o Eneagrama em consultorias individuais?
Urânio Paes Junior -
Eu faço os dois trabalhos, eu faço workshops para grupos, e quanto mais gente, melhor, porque aumentam as possibilidades de ter todos os tipos presentes para serem observados. Mas existe um trabalho com coaching individual. Eu tenho um roteiro em que eu entrevisto a pessoa durante 45 minutos e consigo definir seu tipo - em 95% dos casos já dá para ter certeza. Como padrão da Sociedade Internacional de Eneagrama, eu não posso revelar essa informação, porque ela própria precisa descobrir o seu tipo, por meio de leituras e reflexões.

Empregos.com.br - Quando chega no final, você e a pessoa tem a certeza?
Urânio Paes Junior -
Sim, porque depois que ela lê, ela valida isso. A validação do tipo é sempre da própria pessoa, ela tem certeza de que é tipo "tal".

Empregos.com.br - Ainda assim, ela tem características de todos os tipos, certo?
Urânio Paes Junior -
Isso, você sempre tem os nove tipos, mas tem um que é o preponderante, é uma coisa que domina mais do que os outros. Se você tem problemas referentes aos outros oito, são problemas fáceis de resolver, que não exigem grandes esforços. O seu tipo está relacionado com características fortes em você, que precisam ser trabalhadas de maneira profunda.

Empregos.com.br - É a pedra no sapato, é o traço de personalidade que às vezes atrapalha a sua vida? Mas que também tem pontos positivos?
Urânio Paes Junior -
Isso. E tem pontos positivos também, mas é importante lembrar que a pessoa só muda se quiser, se conseguir aceitar que o Eneagrama aponta aquilo que não é saudável e produtivo na sua personalidade. O tipo é, acima de tudo, uma coisa negativa. O Eneagrama não é simplista a ponto de dividir somente em ponto forte e ponto fraco, ele faz você olhar para dentro de si na hora em que está reagindo de determinada maneira às situações, para se compreender e se corrigir, com a possibilidade de experimentar sensações e emoções novas, sem ser mais dominado por aquele traço forte. Enquanto você está totalmente dentro do tipo, seu comportamento é totalmente previsível, porque se a pessoa quiser agir de maneira diferente do que o tipo dela está mandando, ela não consegue. Ele domina.

Empregos.com.br - Isso porque o comportamento é uma coisa que está gravada no nosso inconsciente?
Urânio Paes Junior -
Exato. O comportamento do nosso tipo é aquele que mais repetimos. Imagine que eu sou tipo 5 no Eneagrama. Ao ouvir que sou vaidoso, não vou me abalar, porque não é algo forte no meu tipo. Porém, se você disser ao tipo 3 que ele é muito vaidoso, a negação será imediata, porque ele não sabe lidar com isso, que é uma característica forte dele. Mudar então, é mais difícil ainda. Precisa ser trabalhado.

Empregos.com.br - Qual que é o tipo mais problemático?
Urânio Paes Junior -
Depende do contexto, mas o 8 é um dos que mais gera reclamação e intimidação por parte das pessoas.

Empregos.com.br - As pessoas são resistentes a perceber estes padrões e a mudar?
Urânio Paes Junior -
Geralmente, nos cursos abertos de Eneagrama o tipo que menos aparece é o 3, porque a última situação em que ele quer se ver é sendo criticado na frente das outras pessoas. O problema não está em um determinado tipo, o problema é quando o tipo, seja ele qual for, está muito forte na pessoa, está operando muito no inconsciente, então é difícil para a pessoa reconhecer o problema.

Empregos.com.br - Com uma pessoa que tem poder é mais complicado ainda?
Urânio Paes Junior -
Claro, por isso que o Coaching de altos executivos com base no Eneagrama dá resultados para toda a equipe. Eu estou fazendo coaching de um CEO e ele tem alguns diretores cujo tipo eu já estou mapeando. Um deles certamente é um 4, porque chega na frente do CEO, que é 3, e começa a contar histórias tristes. E o CEO não tem paciência porque é prático e objetivo, e me contratou porque não consegue mais se comunicar direito com esse 4 e com os outros também. Muitas vezes sua vontade é demitir, mas as pessoas também trazem vantagens maravilhosas para ele em termos, por exemplo, de criatividade. Por isso a solução é compreender melhor as características de cada um, parar de tentar mudar o que não dá para mudar, aceitar melhor a pessoa e mudar também o próprio comportamento.

Empregos.com.br - Existe a possibilidade de você compreender a pessoa mas não haver a possibilidade de trabalhar o problema?
Urânio Paes Junior -
Sim. O Eneagrama não resolve todas as situações por meio pacífico, por isso podem acontecer demissões, mudança de pessoas na equipe, isso é natural. Da mesma forma, é possível colocar as opções de tipo para determinado cargo e usar no processo seletivo de profissionais.

Empregos.com.br - Como utilizar o eneagrama para trabalhar o desenvolvimento de equipes de alta performance?
Urânio Paes Junior -
Identificando os eneatipos, você consegue dividir melhor o trabalho e descobre quais tipos tem mais habilidade para determinadas coisas. É preciso analisar também as experiências anteriores e o grau de desenvolvimento da pessoa. Depois disso, avalia-se todos os conflitos, reais ou potenciais, e eliminá-los de tal maneira que a equipe terá vontade de trabalhar unida. Exemplo: pessoas dos tipos 1, 2 e 4 precisam de aprovação e reconhecimento. Sabendo disso você previne cenários de desmotivação das pessoas, você sabe o que desmotiva cada um. O resultado é muito mais respeito de uma pessoa pela outra porque a conheceu mais a fundo. Depois de dois dias de workshop é possível que pessoas que não conversavam, que não se suportavam, passem a se entender. Não é só algo ligado a autoconhecimento, é resultado para a empresa.

Empregos.com.br - O Eneagrama é utilizado em cursos?
Urânio Paes Junior -
A universidade que tem mais destaques em aplicação de Eneagrama é Stanford. Na Universidade de Chicago também tem, tanto como disciplina de curso quanto como ferramenta para formar os professores. Aqui no Brasil tem o MBA da GV, é um curso dentro do MBA, ministrado numa filial da FGV em Alphaville.

Empregos.com.br - O RH vai ser sempre o responsável por este tipo de aplicação na empresa?
Urânio Paes Junior -
Não é sempre o RH que coordena isso. Depende da estrutura e das intenções da empresa. O segredo para não dar problema e o Eneagrama ser bem aplicado é tomar cuidado para que o "aplicador" não tentar bancar o guru ou o grande salvador que vai mudar as pessoas e desenvolvê-las. Quem assume que está em processo de evolução permanente e não detém todo o conhecimento está realmente preparado para trabalhar com o Eneagrama.

Empregos.com.br - É básico que o aplicador saiba pelo menos qual é o seu tipo?
Urânio Paes Junior -
Não há como alguém dar aula de Eneagrama sem saber qual é o seu tipo, porque compromete a credibilidade. Não se aprende Eneagrama por livro, tem que ser uma experiência vivencial, a pessoa precisa ter participado de muitos painéis, sentido as pessoas, ouvindo depoimentos.

Empregos.com.br - Quantas pessoas e empresas você já atendeu?
Urânio Paes Junior -
Em curso, mais ou menos 750 pessoas, isso porque o trabalho é recente, e eu não estava me dedicando a ele com exclusividade. Eu atuava com consultoria na área de saúde e o Eneagrama começou a crescer, ultrapassou o setor de saúde, então estou me dedicando só a isso, com boas perspectivas.

Conheça alguns sites sobre o assunto, indicados por Urânio Paes Junior:

www.internationalenneagram.org - International Enneagram Association (IEA) - Associação Internacional de Eneagrama -, que realiza congressos internacionais anuais sobre Eneagrama, normalmente nos EUA, e reúne profissionais de todo o mundo que trabalham com este sistema. O website da IEA também contém o "Enneagram Webring", que relaciona dezenas de websites de Eneagrama de profissionais afiliados à associação.

www.authenticenneagram.com - Website dos professores David Daniels e Helen Palmer (Trifold School for Enneagram Studies), dois dos mais importantes professores e autores da comunidade internacional de Eneagrama. O Urânio Paes Junior é o primeiro brasileiro em processo de certificação no uso do Eneagrama pela Helen Palmer e pelo David Daniels.

www.enneagramteachers.com - Website da Association of Enneagram Teachers in the Narrative Tradition, da qual Urânio Paes Junior, da up9, faz parte.
ideodynamic.com/enneagram-monthly - endereço na Internet do Enneagram Monthly, o principal periódico sobre o Eneagrama no mundo (periodicidade mensal).

www.livcultura.com.br - Link para o website da Livraria Cultura, onde podem ser encontrados alguns dos livros de Eneagrama disponíveis em Português.

www.amazon.com - link para a livraria virtual AMAZON.COM, aonde pode ser encontrada mais de uma centena de livros de Eneagrama escritos na língua inglesa.

juicynectar@yahoo.com - e-mail de Amrit Racily, professora brasileira de Eneagrama com quem Urânio Paes Junior obteve uma parte significativa de sua formação. Amrit Racily está abrindo um Centro de Eneagrama e Meditação em Londres, na Inglaterra, do qual Urânio será professor convidado.

www.oeneagrama.adm.br - Página do professor brasileiro de Eneagrama Nelson Mariz de Lyra, aonde pode ser adquirido o livro "O Elefante no Escuro". Nelson é carioca e ministra cursos de Eneagrama no MBA de Varejo da USP, entre outros lugares. Contato: Nelson Mariz de Lyra: mlyra@infolink.com.br