A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



(11.11.08)

Novas técnicas em RH

Sueli Brusco, fundadora da SimGroup, conta como aplicação de novas técnicas podem ajudar o profissional de RH

Por Renata Silva

A aplicação de novas técnicas na rotina do departamento de RH é sem dúvida um diferencial. Em entrevista ao Empregos.com.br, Sueli Brusco, fundadora da SimGroup, empresa focada no desenvolvimento e implantação de soluções de reconhecimento corporativo, tanto para empresas nacionais como internacionais, conta como auxilia as empresas a aplicar ações inovadoras no departamento de Recursos Humanos.

A profissional, que já atuou em empresas como Telefônica, Santander, Perdigão, Nokia e Arcor coordenando projetos de promoção eventos e incentive marketing, desenvolve palestras sobre liderança e gestão e como aplicar técnicas de PNL (Programação Neuro-Linguística) no cotidiano das empresas.

Boa Leitura!

Empregos.com.br - Você é formada em psicologia, mas também exerceu algumas ações voltadas para promoção, eventos e incentive marketing. Explique como era trabalhar com essa vertente?

Sueli - Esta foi a minha primeira formação, as demais extracurriculares como filosofia, marketing etnográfico, medicina chinesa, NPL ou PNL Master, diversas pesquisas na área do comportamento humano, sendo esta formação adequada também para estratégias de aumento de performance.

Empregos.com.br - Você tem formação em PNL. Explique como ele é aplicado nas rotinas de RH.

Sueli - A Programação Neurolinguística (PNL) estuda a estrutura da experiência subjetiva, como o cérebro e a mente funcionam, como estruturamos o pensamento, a emoção e a comunicação. As poderosas técnicas e ferramentas da PNL são de aplicação prática, imediata e efetiva para a conquista de metas e realização pessoal e profissional. 

Empregos.com.br - Você é a fundadora da SimGroup. Quando você sentiu a necessidade de criar a empresa e qual era seu objetivo? Conte-nos sobre esse início.

Sueli - A SimGroup foi fundada em abril de 2000 e é uma empresa de capital nacional, focada no desenvolvimento e implantação de soluções de reconhecimento corporativo, tanto para empresas nacionais como internacionais. Hoje, é a empresa brasileira com a maior curva de crescimento do mercado em que atua. Em oito anos de atuação, alcançou uma carteira de mais de 600 clientes ativos, gerenciando cerca de 400.000 premiados. Sua missão é inspirar, provocar e ser um guia essencial para empresas e executivos na fascinante e desafiadora Era da Inovação.

Para isso, nós buscamos sermos reconhecidos por colaboradores, parceiros, clientes e pelo próprio segmento de atuação, como uma das mais importantes referências mundiais em estratégias de reconhecimento e recompensas e fazer com que nossas ações para a valorização humana e para a responsabilidade social estabeleçam uma forte identificação com a sociedade. Um dos fatores mais importantes que cercam a nossa empresa é a ética e o respeito pelas pessoas e instituições, que são as premissas para um trabalho desenvolvido com o comprometimento de equipes que atuam em sinergia na busca dos melhores resultados. Essa busca envolve dedicação e responsabilidade que geram reconhecimento por meio da valorização pessoal e profissional dos que contribuem.

Empregos.com.br - A empresa é focada no dese nvolvimento e implantação de soluções de reconhecimento corporativo. Explique como é feito o trabalho junto aos clientes.     

Sueli - Como exemplo imagine uma empresa que deseja atingir seus objetivos, seja aumento de produtividade, integração, econômica entre outros, colhemos um brifieng inicial, temos um grupo de especialistas e depois de idealizada a estratégia apresentamos ao cliente. O objetivo destas estratégias é sempre alavancar resultados de alto desempenho.

Empregos.com.br - Em paralelo a SimGroup você realiza palestras sobre liderança e gestão. Conte-nos sobre os temas abordados.

Sueli - Sempre o objetivo destes trabalhos é mostrar aos participantes que eles são mais e melhores do que eles acreditam que sejam, por isso o objetivo é sempre motivacional.

Empregos.com.br - Com a atual mudança no mercado, como por exemplo a crise financeira e o que chamamos de geração Y, como um líder deve agir para estar sempre atualizado às novas mudanças e gerir os novos obstáculos?

Sueli - Para mim os líderes desta Era são aqueles que possuem em sua principal visão um ambiente melhor para as pessoas viverem, logo suas principais habilidades é a empatia, habilidade de ouvir e motivar suas equipes.

Empregos.com.br - Sobre motivação, como os líderes devem agir para manter sua equipe motivada para a melhoria de metas?

Sueli - Creio no desenvolvimento das seguintes habilidades : Capacidade de criar beleza artística e emocional, de perceber padrões e oportunidades, de conceber narrativas interessantes e combinar idéias aparentemente desconexas para criar algo novo e de criar laços de empatia, de compreender as sutilezas das interações humanas, de encontrar alegria interior e de suscita-las nos outros e de enxergar além da superfície na busca de propósito e sentido.

Empregos.com.br - Explique sobre o paradigma da nova liderança.

Sueli - Na visão emergente de liderança, contudo, os líderes não têm influência simplesmente porque são "chefes" ou "comandantes". Pelo contrário, líderes são pessoas que estão comprometidas em "criar um mundo no qual as pessoas queiram pertencer".

Empregos.com.br - Na sua opinião, como os líderes podem se especializar e buscar novas gestões que os auxiliem no seu trabalho?

Sueli - Temos hoje uma infinidade de ferramentas que nos auxiliam para obtenção de formação, porém, desenvolver o lado direito do cérebro, que nos predispõe as habilidades da criatividade, creio ser a mais importante.

Receba informações no seu e-mail sobre RH e o mundo corporativo