<Entrevista: Ivênio J. C. Carvalho
por Camila Micheletti

Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Sócio-Diretor da Dorsey, Rocha & Associados, consultoria especializada em projetos de Planejamento e Gestão, Gestão por Competências, Mudança organizacional e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Ivênio Carvalho tem uma sólida carreira em Recursos Humanos, com passagens em empresas de porte como a Ford e a Rhodia. O profissional atua como Consultor há 15 anos e vem lidando atualmente com atividades de desenvolvimento de competências que dão suporte às estratégias de negócio.

Em entrevista exclusiva ao Empregos.com.br, Ivênio concedeu uma verdadeira aula sobre competências, mostrando o que são, quais os tipos mais comuns e como elas podem ser medidas. A importância é tanta que, segundo ele, "o custo mais alto que um empresário pode pagar é não saber quais as competências necessárias para o seu negócio". Confira:

Empregos.com.br - O que significa o termo competência?
Ivênio Carvalho -
Competência é a capacidade de apresentar certos desempenhos que levam a resultados. Acredito que há uma supervalorização da competência técnica - o médico saber fazer uma cirurgia, por exemplo - em detrimento das competências conceituais, que seriam a capacidade de gerenciar um hospital, seguindo o exemplo da área de saúde; e também das competências sociais, mais ligadas ao relacionamento com cliente, comunicação e trabalho em equipe. São três grupos de competências de naturezas diferentes, mas que se complementam.

Empregos.com.br - Quais as competências mais comuns? E as mais importantes?
Ivênio Carvalho -
Recentemente uma tese apresentada na Fundação Dom Cabral apresentava, mediante uma série de entrevistas com empresas, justamente os tipos de competências mais valoizadas no mercado. Segundo a tese, 70% dos entrevistados colocaram como mais importante a capacidade de fazer acontecer, 57% apontaram a postura ética e em terceiro lugar vinha a capacidade de inovação, com 54% das indicações. Estas são algumas das competências colocadas como prioritárias no ambiente empresarial hoje. Mas é preciso esclarecer que o discurso é muito bonito, mas na prática nem todas as empresas permitem que seus funcionários explorem todo o seu potencial. Ou seja, a pessoa quer inovar e não pode, quer ter autonomia e não consegue. Eu aconselho que o profissional descubra o timing da empresa, antes de qualquer coisa. Se for uma organização fechada, com hierarquias rígidas e muito controle, é provável que ele não consiga usar todo o seu potencial criativo. O ideal é verificar isso no momento da entrevista, antes mesmo de ser contratado.

Empregos.com.br - É possível aprender determinada competência?
Ivênio Carvalho -
Sim, mas com ressalvas. No caso da competência técnica, basta aprender conceitos relativos à sua área, esta é sem dúvida a competência mais fácil de ser aprendida. Já a conceitual diz respeito a cenários, tendências e visão do mercado sobre um determinado setor. Acredito que a mais difícil de ser adquirida seja a competência social, já que inclui o que você aprendeu no berço, dentro de casa. Algumas pessoas têm uma capacidade maior de se desenvolver por causa disso. Não que a competência seja um dom, que você já nasça com ele, isso não existe. Mas acredito que a família e o contexto social em que a pessoa está inserida podem fazê-la ir mais longe, seja na carreira, nas relações pessoais, na vida como um todo. Isso está longe de qualquer banco de escola. Se freqüentar um MBA fosse garantia de um profissional completo, que apresentasse todas as competências mais importantes, sem dúvida os nossos gerentes teriam uma formação 100% melhor. Mas isso não impede que alguém que não tenha um contexto favorável consiga vencer. Veja o exemplo do Lula, por exemplo: de família humilde, do interior do Pernambuco, ex-metalúrgico. Quem diria que um homem com esta história chegaria à Presidência?

Empregos.com.br - Em uma entrevista, quais as competências mais fáceis de serem identificadas? Por que é tão difícil detectar as competências?
Ivênio Carvalho - É preciso que tanto o profissional quanto o entrevistador tenham em mente quais as competências necessárias para aquela função. O profissional de RH pode descobrir, através de questões práticas sobre conflitos e trabalho em equipe, se o entrevistado possui ou não o perfil exato para o cargo. Através de uma entrevista aprofundada já é possível perceber as competências básicas do entrevistado. Para uma melhor avaliação, recomendo ainda uma complementação com simulações, testes psicológicos e dinâmicas. Para facilitar este trabalho, algumas empresas utilizam o método de entrevista por competências, que define com clareza quais as competências serão necessárias para aquela função, e em que intensidade elas devem ser utilizadas.

Empregos.com.br - Qual a diferença entre habilidade e competência?
Ivênio Carvalho -
Habilidade vem do inglês skill, e significa que você apresenta - ou não - determinado desempenho. Está ligado à prática, como dirigir bem ou falar bem, onde certos atributos são inatos. Já a competência está relacionada a um aspecto motor e cognitivo mais amplo. É mais que fazer simplesmente, é entender, interpretar e relacionar os fatos de uma maneira mais ampla.

Empregos.com.br - Como uma pequena empresa pode gerir e estimular as competências do seu time? Há algum roteiro prático e barato de como isso pode ser feito?
Ivênio Carvalho -
Acredito que todo empresário deve saber quais são as competências necessárias para o seu negócio dar certo. Com certeza custa muito mais ele não saber quais as competências indispensáveis para o seu time. O melhor é começar pelas competências gerenciais, que compreende um nível mais estratégico da organização e, portanto, de mais relevância. Uma forma fácil e barata de fazer isso é adotar uma autoavaliação com os gerentes, cujos relatórios podem ser avaliados por um comitê formado pela diretoria. Com esses dados já é possível ter uma base concreta de medição, para avaliar se a equipe tem ou não as competências necessárias para o negócio. Depois você analisa as prioridades da empresa e, com base nelas, monta um programa específico de Treinamento e Desenvolvimento, para suprir as competências que faltam. Claro, não precisa ser feito tudo de uma vez só. Esse é um processo que leva tempo e pode ser feito aos poucos, com o auxílio de uma consultoria.

Empregos.com.br - O ideal então é que o programa de T&D esteja atrelado às competências dos profissionais?
Ivênio Carvalho -
Sim, com certeza. É preciso criar uma cultura de valorização das pessoas pelas suas competências. O programa de T&D deve estar baseado em três questões: quais as competências dos profissionais? onde é preciso melhorar? como fazer isso? Você começa pelos níveis mais altos, o que gera um efeito cascata para toda a organização.

Empregos.com.br - Quais as competências essenciais para os profissionais de RH?
Ivênio Carvalho -
A mais importante é, sem dúvida, ter a visão do negócio como um todo, entender a característica do business. Assim o profissional de RH pode auxiliar a empresa a trabalhar com as competências de cada funcionário em particular, o que cada um agrega para a organização. Também é muito importante a capacidade de observação, já que ele terá que analisar aspectos - dos profissionais e da empresa - que podem não estar visíveis para os outros funcionários. Também considero a integridade social e ética fundamental, para emitir juízos de valor com consciência sobre um candidato, por exemplo.

Empregos.com.br - Para terminar, o que há de mais novo em gestão por competências?
Ivênio Carvalho -
Não é tão novo, mas posso dizer que as práticas de assessment são bem recentes, principalmente no Brasil. São avaliações por competências que utilizam um conjunto de instrumentos, testes e inventários que avaliam as competências atuais e futuras de uma pessoa ou um grupo de pessoas.