<Sara Behmer, vice-presidente de Recursos Humanos da Avon Cosméticos
por Camila Micheletti

Sua trajetória profissional foi marcada pelas grandes indústrias. Sara Behmer já passou pela indústria eletro-eletrônica, química e de automação, sempre na área de RH. Tem experiência internacional, adquirida em reuniões e projetos que teve que coordenar na Ásia, Europa e Estados Unidos. Psicóloga com pós-graduação pela Fundação Dom Cabral, especialização na Universidade de Berkeley e na Kellogg University, ambas nos Estados Unidos, atualmente Sara cursa mestrado em Administração de Empresas na PUC/ SP, pois tem a intenção de dar aulas em universidade futuramente. Hoje, a profissional atua como Vice-presidente de Recursos Humanos da Avon Cosméticos, uma das líderes no segmento em âmbito mundial, e administra os 3.600 talentos humanos que fazem parte da empresa. Presente no Brasil há 43 anos, a companhia registrou faturamento bruto de R$ 2,2 bilhões em 2001, incluindo o lucro da revendedora. Conta atualmente com a força de vendas de 770 mil revendedoras - a maior do mundo. A Avon Brasil faz parte da operação América Latina, região que corresponde a 39% do lucro operacional da corporação, presente em 143 países, cujo faturamento líquido em 2001 é de US$ 6 bilhões e conta com a força de vendas de 3,5 milhões de revendedoras. Pode-se dizer que a Avon é uma das empresas mais femininas que se tem notícia. Líder na venda direta de produtos e artigos de beleza, conta hoje com uma força de vendas exclusivamente feminina: 3,4 milhões de revendedoras autônomas, que atuam em 140 países dos cinco continentes. Só no Brasil são 700 mil revendedoras. Em entrevista concedida ao Empregos.com.br, a executiva Sara Behmer conta como administra e representa - com muito profissionalismo, experiência e um certo charme - as milhares de representantes do sexo feminino da Avon. Confira:

Empregos.com.br - A Avon tem cerca de 60% do seu quadro de funcionários formado por mulheres, sendo que 47% delas ocupam cargos de direção. Como vocês administram esse talentos humanos?
Sara Behmer -
Um dos grandes diferenciais da Avon perante as outras companhias é a preocupação com a qualidade de vida. Como temos maioria de mulheres, nos preocupamos com algumas questões específicas para este tipo de público, como berçário para que as mães possam amamentar seus filhos durante alguns momentos do expediente, ginástica laboral e academia de ginástica, além de facilidades como manicure, florista e engraxate dentro da companhia. A companhia investe em programas de saúde da mulher em 30 países, com destaque especial à prevenção ao câncer de mama. O Fundo Mundial Avon Para a Saúde das Mulheres, com sede em Londres, é representado por ações desenvolvidas nesses países. Outra atividade desenvolvida em vários países é a corrida Avon Running, que tem o objetivo de promover o condicionamento físico para as mulheres de todas as idades. Além desse objetivo, no Brasil a empresa apóia a causa do câncer de mama e desenvolve várias ações ligadas à questão da saúde feminina. O programa Saúde Integral da Mulher é uma delas. Trata-se de um projeto de educação sobre a saúde da mulher, que aborda informações da adolescência até a menopausa, visando sensibilizar e conscientizar a população feminina sobre seu corpo e seu direito de ser agente da própria saúde e bem-estar. A iniciativa mais recente é a cartilha "Cidadania também é Beleza", que surgiu da parceria com o Unifem - Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. A proposta da cartilha é esclarecer os principais assuntos para o fortalecimento da cidadania e da auto-estima das mulheres, reunindo informações sobre legislação para divórcio, investigação de paternidade, registro de nascimento, passando pelo combate à violência física, sexual e emocional até o direito à saúde.

Empregos.com.br - Você teve sua vida profissional marcada por passagens em indústrias. O que aprendeu durante esta trajetória?
Sara Behmer -
Coincidentemente, quase todas as empresas que trabalhei passaram por um processo de transformação enquanto eu estava lá. Isso foi muito bom, por que você aprende a administrar com um certo caos instalado. Os procedimentos que você tinha antes não valem mais, você precisa apresentar novas competências e treinar as pessoas para que elas também apresentem estas novas competências. O novo tem que ser constituído do zero, o que traz muita experiência em um curto período de tempo.

Empregos.com.br - Pela sua experiência internacional, o que a gestão de pessoas praticada nas corporações brasileiras difere do que é feito lá fora?
Sara Behmer -
Aqui é normal dizer o que as pessoas devem fazer, mas não se fala como isso deve ser feito. Em outros países é diferente, eles justamente ensinam o caminho, mostram as opções e a pessoa escolhe o que é melhor para ela. A Europa ensina os conceitos, já os americanos passam os processos. E na Ásia é tudo diferente, eles são muito autoritários e não permitem um meio termo.

Empregos.com.br - O RH é uma área estratégica na Avon? Por quê?
Sara Behmer -
Sim, e muito. Vejo o RH como o coração da empresa, ele deve tentar elevar ao máximo o profissionalismo da companhia. Tem algumas empresas que ainda fazem do RH uma área assitencialista, que só dá as coisas para os funcionários, o que eu acho muito errado. Ele deve interagir, trabalhar em harmonia com o desafio e a estratégia do negócio.

Empregos.com.br - Qual é o perfil do profissional que trabalha - ou deseja trabalhar - na Avon?
Sara Behmer -
Primeiramente, deve ser alguém muito dinâmico, por que tem que acompanhar a movimentação do setor, onde tudo muda muito rápido. Como toda empresa de bens de consumo, estamos sempre lançando novos produtos, então ele tem que ter pique para acompanhar o processo. É fundamental também ter boa formação, gostar do que faz e ter pré-disposição para aprender. Trabalhamos com Seleção por Competências, com uma série de atitudes que valorizamos e buscamos no profissional.

Empregos.com.br - Que competências seriam essas?
Sara Behmer -
Basicamente e de forma muito reduzida, as competências são a capacidade de trabalhar em equipe, ter bom relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, dinamismo e coragem para fazer o que precisa ser feito.

Empregos.com.br - Vocês já contam com universidade corporativa para os funcionários?
Sara Behmer -
Temos uma intensa atividade de T&D na empresa, mas mesmo assim preferimos encaminhar as pessoas que precisarem de cursos específicos, como MBAs e pós-graduações, para instituições de renome na área. Preferimos entregar para quem entende. Mas não vemos isso como um benefício e sim como um investimento no negócio da empresa. Portanto, se o curso vai fazer sentido para o desenvolvimento do profissional e vai ajudá-lo a ter uma melhor performance na empresa, pagamos com prazer.