A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Pensando em fazer um curso, mas não sabe por onde começar?
por Camila Micheletti

Se você está passando por essa situação na sua carreira, de indecisão perante a infinidade de cursos de extensão, especialização e pós-graduação existentes no mercado, confira a entrevista que fizemos com Laura Gallucci, diretora de talentos da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Conversamos com a diretora sobre os objetivos e momento ideal para fazer cada curso. Confira a entrevista e o arquivo anexo, gentilmente cedido pela ESPM:

Empregos.com.br - A Capes exige uma ordem para fazer os cursos? Ou se quiser, posso sair da faculdade e ir direto para o MBA ou o doutorado?
Laura Gallucci -
A Capes só legisla sobre Pós stricto sensu, e o mestrado vem antes do doutorado. Há instituições que, excepcionalmente, aceitam candidatos direto para o Doutorado, mas é uma exceção. Pode-se sair da Graduação e ir direto para o Mestrado. Também se pode sair direto da Graduação para Pós lato sensu, MBA, etc.

Empregos.com.br - A cultura do MBA é um fenômeno recente no Brasil. Quando e como surgiu o conceito? Porque essa "febre" de MBAs?
Laura Gallucci - O conceito original de MBA surgiu nos USA há mais de 30 anos. No Brasil, surgiu há menos de dez anos, como uma forma de sofisticar os cursos de Pós lato sensu, através do incremento das áreas de Business aos cursos existentes (eminentemente de especialização)

Empregos.com.br - O profissional deve ter, necessariamente, bastante experiência profissional para cursar um MBA? Por que essa experiência é importante?
Laura Gallucci - Quem procura um MBA pode ser um profissional em qualquer estágio de sua carreira que quer melhorar sua qualificação e, conseqüentemente, sua empregabilidade. Mas é recomendável que o candidato a um MBA tenha, no mínimo, 3 anos de experiência profissional, pois parte da riqueza de um curso de MBA é a troca de experiências entre o professor e os alunos. Assim, se o aluno não tem experiência, tenderá a aproveitar menos o que é debatido em classe.

Empregos.com.br - Qual a diferença entre um curso de MBA e uma pós-graduação latu sensu?
Laura Gallucci - O MBA é um Pós lato sensu. A principal diferença é que um Pós lato sensu é um curso que visa especialização em uma determinada área (por exemplo, Pós em Comércio Exterior ou em Turismo), enquanto um MBA, obrigatoriamente, tem uma carga bastante grande de matérias de Business (o BA do MBA).

Empregos.com.br - Qual o curso ideal para quem acaba de sair da faculdade e tem pouca experiência, mas não quer parar de estudar?
Laura Gallucci - Para quem acaba de sair de um curso de Graduação, a escolha pode ser entre cursos de extensão, de especialização e de Pós (especializados), deixando para mais tarde outros cursos.

Empregos.com.br - O curso pode ser um passaporte para o mercado de trabalho? Com uma graduação de mestre no currículo, aumentam as chances de arrumar um emprego? Um profissional pode ter perspectivas de aumento de salário ao adquirir uma nova titulação?
Laura Gallucci - Nenhum curso é passaporte para o mercado de trabalho mas, sem dúvida, hoje os profissionais de RH valorizam um bom MBA, feito em uma instituição de qualidade comprovada. A titulação stricto sensu (mestrado e doutorado) ainda é pouco valorizada pela maioria das empresas, ao contratarem executivos; no entanto, são valorizadas e contam pontos para ascensão na carreira universitária (ser professor em cursos de Graduação, Pós lato sensu, MBA e Stricto sensu).

Veja mais:

As principais diferenças entre os cursos de MBA e pós- graduação