A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



 

Como escolher entre dois empregos
por Camila Micheletti

Muitas vezes, quando procuramos emprego, não achamos que será possível encontrar aquele que parece ser o ideal. Outras, percorremos todo o caminho que faz parte da corrida ao emprego: networking com várias empresas e contatos, busca interminável de vagas pela Internet, envio de currículos para conhecidos e amigos, e até entrevistas em empresas de recrutamento e seleção, mas durante semanas não recebemos uma resposta sequer.

Quando, finalmente, as coisas começam a ficar melhores, acontece algo inimaginável nos dias de hoje: receber duas propostas de emprego, e ambas parecendo ser muito boas. Como decidir entre uma e outra?

Abaixo, listamos uma série de itens que podem ajudar na decisão. Quanto ao grau de importância que cada tópico tem na sua vida, isso é com você:

  • Boa remuneração e comissionamentos: Considere a possibilidade de receber stock options da empresa, comissões, incentivos e bônus. Se você está se mudando para outra cidade, o salário conseguirá cobrir todas as despesas? Saiba identificar o que é melhor para você no momento, analisando a questão financeira, família, estabilidade e segurança que a empresa pode lhe proporcionar.
  • Benefícios: Lembre-se dos benefícios tangíveis, como plano de saúde, seguro de vida e previdência privada, e os benefícios que você não pode medir, mas são tão importantes quanto, como um ambiente agradável de trabalho e flexibilidade para ir à reunião da escola do filho no meio da tarde, por exemplo.
  • Tempo de trabalho: Para você é muito importante ter flexibilidade no horário? Deixaria de jantar em casa com a família em nome do trabalho?
  • Férias: É importante para você trabalhar meio período e estar disponível para viajar nas férias?
  • Área de atuação X habilidades: Você poderá usar suas habilidades e experiências anteriores no novo emprego? As funções que você vai fazer no dia-a-dia realmente interessam a você?
  • Crescimento: Existe alguma possibilidade de crescer dentro da empresa?
  • Cultura organizacional: A companhia é do tipo tradicional e fechada para novos negócios, ou aberta e progressiva? Qual delas tem mais a ver com você?
  • Colegas de trabalho: Os futuros colegas de trabalho serão sua segunda família daqui para frente, já que você vai passar boa parte do seu tempo com eles. Já pensou se eles são o tipo de pessoa com quem você gostaria de passar seus dias?
  • Reputação da empresa: A companhia tem uma boa reputação? Qual a imagem que ela possui perante a população?
  • Valores: A empresa contribui para a comunidade, tem preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social? De que forma ela pratica o voluntariado?

Com base nesses tópicos, você pode definir quais as suas prioridades no momento, e verificar qual empresa pode atendê-las. Lembre-se de que a escolha é uma via de mão dupla: você também tem que estar satisfeito!