<
A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]
A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Quer aumento? Aprenda a negociar!

por Daniele Aronque

Em qualquer situação, seja no trabalho ou na vida pessoal, saber negociar é uma das principais chaves para o alcançar aquilo que se deseja.

Quando o assunto é negociar salário então, chega a ser uma arte cheia de truques e detalhes. Por isso, veja algumas pequenas dicas e ações que podem ajudá-lo a se tornar um expert no assunto!

Saiba ser persuasivo
Sim. Convencer seu chefe a dar um aumento pode vir a ser uma tarefa muito difícil e forçar certas situações pode causar alguns danos ao seu relacionamento no ambiente de trabalho. Uma maneira eficiente para ser persuasivo nessas situações é mostrar à chefia que um aumento no seu salário só vai trazer benefício à companhia, dando mais incentivo e aumentando a qualidade do seu trabalho. Mas fique atento ao modo como vai dizer isso, para não ser direto demais!

Pense alto, mas seja realista!
Pesquisas mostram que há uma grande proximidade entre aquilo que as pessoas querem com o que elas conseguem nas negociações - e isso não se aplica só às negociações salariais, mas também à possibilidade de sugerir idéias ao seu chefe e conseguir resposta positivas! Que tal tentar?

Procure usar o tom correto
Ser persuasivo também significa deixar seu chefe saber que você está pronto a ouvir e compreender seu ponto de vista - exatamente o que você está esperando dele (ou dela) também. Tente atingir uma meta em comum, mas sem alterar a voz, sem dar ultimatos ou dar lugar ao nervosismo - comportamentos como esse, vindos de qualquer uma das partes, só dificultam o entendimento. Não seja você a dar o primeiro passo para isso.

Estude o que você quer
Seus benefícios devem satisfazer diversas necessidades, não só a financeira. Esteja certo de que você pensou em coisas que valem tanto quanto um aumento de salário na hora da negociação, como divisão de lucros, cota de ações da empresa, bônus, trabalhos de mais responsabilidade, aumento das férias, horário de trabalho flexível e outras opções que sua empresa possa oferecer.

Pense em mais de uma opção
Ter várias idéias e estar aberto à sugestões é a melhor maneira de chegar em um consenso e satisfazer os interesses de todos. Crie possíveis situações que serão satisfatórias para você e leve-as para serem discutidas em uma reunião com o chefe.

Tenha um foco
É muito mais fácil persuadir alguém a fazer alguma coisa se a pessoa percebe que a proposta que está sendo feita tem bases firmes e criteriosas. Ou seja, não peça só porque acha que merece, tenha argumentos para defender sua posição - como tempo de casa, experiência anterior, trabalhos realizados, responsabilidades assumidas e tudo mais que achar relevante.

Aprenda com a experiência
A única maneira de melhorar sua habilidade com negociações é aprender com elas e com as experiências que elas trouxeram - reflita sobre aquilo que você fez e deu certo ou coisas que poderiam ter sido trabalhadas de uma forma diferente. Você vai estar muito mais "craque" e preparado para a próxima vez!!