A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Você sabe o que é um ano sabático?

Se respondeu que essa palavra tem alguma coisa a ver com a religião judaica, não está totalmente errado. O termo tem origem na palavra sabá, período entre a sexta-feira e o sábado em que os judeus se dedicam ao descanso religioso, quando não realizam nenhum tipo de atividade física.

Esse não deixa de ser, de certa forma, o sentido do período sabático. O costume de aplicar essa tradição religiosa para melhorar a produtividade das pessoas surgiu nas universidades americanas no século 19, onde a licença sabática era concedida com o propósito de garantir ao professor o afastamento de suas atividades pelo tempo necessário para uma reciclagem profissional.

As empresas tiveram suas primeiras experiências com o sabático nos anos 50, quando algumas adotaram esse programa para motivar funcionários que se mostravam abatidos e sem perspectiva - dessa forma as companhias acabaram descobrindo que depois de liberarem seus profissionais para a realização de algum projeto pessoal eles voltavam bem mais motivados.

Na gestão de uma carreira, o projeto sabático (que tem duração média de 6 meses a 1 ano) é uma decisão conjunta entre a empresa e o profissional, que suspende suas atividades normais para dedicar-se a uma atividade que permita refletir e avaliar sua vida profissional e pessoal.

Sem dúvida nenhuma, fazer uma parada no trabalho é uma grande oportunidade para qualquer um - a pessoa ganha experiência, descansa e volta mais valorizada para o mercado de trabalho.

Férias X Sabático

Para não confundir as férias e período sabático, veja algumas das principais diferenças:

  • as férias fazem parte das leis trabalhistas do país e tem duração média de 1 mês
  • as férias são concedidas pela empresa uma vez por ano - nesse tempo o que menos o profissional quer pensar é em trabalho
  • o período sabático chega a durar entre 6 meses e um ano ou até mais
  • normalmente, antes de requisitar um período sabático é preciso apresentar um projeto à empresa, mostrando que vai ser uma experiência compensatória para as duas partes
  • o sabático é programado para repensar e buscar evoluções na vida profissional e pessoal
  • dependendo da empresa, ela pode ajudar a financiar uma parte ou o valor total do programa
  • algumas continuam a pagar normalmente o salário do funcionário

Fique e olho se sua empresa está aberta a esse tipo de programa. Não se esqueça que é necessário montar um projeto para esse período, com justificativas e possíveis resultados que possam trazer contribuições para sua carreira e, consequentemente, para o desenvolvimento de seu trabalho.

Daí para a frente é só aproveitar a oportunidade e repensar sua vidaprofissional, buscando um modo de crescer e se aperfeiçoar.