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Satisfação garantida

por Juliana Falcão

Se você tem alguma dúvida, critica ou sugestão para fazer com relação à empresa que lhe presta serviço, entre em contato com o ombudsman.

O nome parece estranho, mas esse profissional tem uma função muito importante: "Ele representa o cidadão, zelando pelos seus legítimos interesses junto às instituições públicas e privadas", explica May Munerato, ombudsman do Grupo Pão de Açúcar.

O ombudsman deve proporcionar a harmonia entre a prestadora de serviço - empresa - e o mercado consumidor - cliente. Com base nas críticas do público externo ou interno, o profissional procura reavaliar posturas da organização que possam ser prejudiciais ao cliente. Para isso, ele age imparcialmente e cria novas estratégias de mercado, para que a qualidade do atendimento possa ser melhorada.

O trabalho do ombudsman é mais detalhado que o do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou do CAC (Centro de atendimento ao Consumidor). "O SAC atende individualmente, ou seja, um cliente por vez, enquanto o ombudsman cuida da satisfação de todo o mercado consumidor da empresa", esclarece Villi Braverman, ombudsman da Resolve! Global Marketing. "Esse serviço é o nosso braço direito, pois é através dele que elaboramos novas posições e estratégias que articulem melhor os interesses entre a empresa e o cliente", esclarece ele.

As formas de trabalho dependem do número de clientes que a empresa possui. O ombudsman pode disponibilizar seus serviços através de telefones ou e-mail , ou ainda, visitar os clientes em sua casas.

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