A procura do candidato ideal para suas vagas em aberto? Anuncie no Empregos.com.br[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



O pontapé inicial

por Juliana Falcão

Quem não sonha com uma carreira de sucesso? Poder olhar para trás e ter a certeza de que escolheu a profissão que vai de encontro às suas expectativas é sempre gratificante, não é? Mas tenha certeza de uma

coisa: essa conquista vai muito além de sorte e de pensamentos positivos. É uma questão de planejamento, de começar bem para trilhar o caminho certo. Quer saber como isso acontece? Quer saber como preparar o primeiro passo com segurança? Confira algumas dicas:

Seu futuro em suas mãos
Saiba que suas características pessoais sempre falarão mais alto na hora da escolha profissional. O trabalho de conselheiros de carreira, por exemplo, é muito valioso, porque ajuda no auto-conhecimento, mas não pode interferir na decisão final. Portanto, inspire-se nas dicas deles e siga uma carreira que tenha a ver com sua personalidade e que possa expor suas qualidades.

Avaliações sobre as carreiras do mercado são um apoio, apenas um apoio
Saiba que as pesquisas sobre careiras têm apenas o intuito de atualizá-lo sobre o mercado que você deseja atuar. Não as procure para decidir seu futuro, pois isso pode levar você a uma decepção enorme. Uma pesquisa renomada não tira sua responsabilidade de decidir seu futuro!

Faça com responsabilidade o que é certo para você
Você, assim como todo profissional, tem todo o direito de decidir o que é melhor para seu futuro. Isso se faz através da determinação de prioridades e das condições necessárias para realizá-las.. Pode ser difícil no começo, mas o resultado será bastante satisfatório.

Amplie sua rede de comunicação
Conheça pessoas que possam transmitir lições e experiências. Procure pesquisas sobre a área que você deseja atuar, assista a feiras, a palestras e leia muito. Movimente-se! Uma carreira de sucesso não bate à sua porta.

Networking é tudo
Mantenha sua rede de contatos sempre atualizada. Sabe aquela história de que tem alguém que conhece alguém? Então, ela é mesmo verídica! Antes de qualquer passo, procure saber com seus amigos se conhecem alguém que poderia lhe ajudar. Caso contrário, várias oportunidades poderão passar por você despercebidas!

Quem estuda sempre tem mais chances de conseguir um bom emprego
Acho que você já sabe disso, mas não custa reforçar. Quem tem faculdade tem mais oportunidades de emprego. Uma pessoa graduada ou em fase de graduação tem uma bagagem muito grande de informações e, com certeza está sedenta para colocá-las em prática. E quem dá continuidade aos estudos refina a qualidade e amplia os conhecimentos. É tudo o que as empresas querem!

Não tenha certeza do que você quer fazer pelo resto de sua vida
O mercado de trabalho vive se modificando. Isso nos leva a uma constante incerteza do que fazer pelo resto de nossas vidas. Devemos sim, ter ideais, mas também devemos ser flexíveis o suficiente para saber adequá-los às exigências do mercado. Sempre que alguém lhe fizer a pergunta "o que você quer ser na vida?", diga que está decidindo.

Evite pessoas que agem como se já soubessem o que fazer pelo resto de suas vidas
Como foi dito anteriormente, vivemos em meio a mudanças e não podemos ter certeza absoluta do que vamos ser ou fazer pelo resto de nossas vidas. Quando você convive com pessoas que parecem totalmente decididas, pode, na verdade, estar absorvendo sua incapacidade de enxergar as coisas de modo diferente. Para os jovens em início de carreira, saber mudar o ponto de vista é fundamental.

Absorva experiência de todos os lugares
Experiência è a chave para boas oportunidades de empregos. Não importa de onde elas venham. Os trabalhos acadêmicos ou a leitura de centenas de livros não são suficientes para adquirir experiência. As pessoas que trabalharam ou que experimentaram outras coisas além do que a faculdade ofereceu, estão muito mais bem preparadas do que aquelas que passaram quatro anos arquivando informações.

Utilize o Centro Acadêmico ou a Empresa Júnior de sua escola para tirar suas dúvidas
Neles, você pode receber ajuda para entender melhor seus interesses profissionais e, desse modo escolher a carreira mais adequada. Pode também viver a prática dos vários segmentos em que poderá atuar, para então decidir.

Pronto, agora é com você. Pode parecer difícil, mas quem disse que fica mais fácil quando já temos anos de experiência? A vida é repleta de desafios, estamos sempre precisando tomar decisões, mas é isso mesmo que dá sabor às conquistas. Com responsabilidade e dedicação, sua carreira será repleta de grandes realizações. Sucesso!