Quero mudar. Como recomeçar a carreira?

Pronto, você tem seu plano nas mãos e já conseguiu um bom emprego. Depois de um certo tempo "na ativa", percebe que essa carreira não é bem o que você queria. E agora? Será que é tarde para recomeçar?

Segundo Karin Parodi, sócia-diretora da Career Center, sempre há tempo para mudanças. "Uma carreira pode ser reiniciada a qualquer momento. É claro que as pessoas que demoram muito para perceber o erro têm mais dificuldades para voltar ao mercado, mas nada é impossível".

Para recomeçar é preciso analisar de que forma as habilidade que você possui e adquiriu no decorrer da sua vida podem ser aproveitadas na nova fase. "É um novo investimento, tanto financeiro como profissional. Desse modo, é aconselhável que a pessoa dê um passo para trás, para refletir antes de avançar. Isso pode evitar outras decisões erradas na carreira", explica Karin.

Uma das primeiras iniciativas a serem tomadas é fazer uma networking para informar as mudanças e os novos objetivos da sua vida profissional. Ao mesmo tempo, procure conhecer pessoas da área em que você deseja atuar, as oportunidades e a movimentação desse novo mercado.

A consultora Alessandra Maria Frisso entende muito bem disso. Com 31 anos e pós-graduada em saúde, largou sua profissão de dentista em Brasília, a qual exercia há 10 anos, com consultório montado e carteira de clientes fixa, para buscar oportunidades em outras áreas na cidade de São Paulo. "Sou uma pessoa muito dinâmica e gosto de interagir com as pessoas. A área de saúde me permitia isso, mas eu queria expor essas minhas habilidades de forma ainda mais evidente", conta. "Há muitos profissionais de saúde atuando na área de negócios". "É uma oportunidade que essa área permite", acrescenta.

Em 97, Alessandra já programava uma mudança radical em sua carreira. Para concretizá-la, veio para São Paulo e procurou a Career Center para fazer um replanejamento de carreira. "Aprendi a transferir minhas habilidades praticadas na antiga profissão para uma nova área.", conta. Depois disso, fez um MBA na Universidade de Toronto, no Canadá. "Tive que parar de trabalhar para voltar a estudar. No começo encontrei muita resistência por parte dos meus amigos de Brasília, mas acredito que minhas maiores dificuldades foram o tempo limitado para a criação de uma networking, a mudança de cidade e a recolocação dentro de um novo grupo de trabalho", diz ela.

Em setembro do ano passado, a dentista conseguiu uma oportunidade numa consultoria. "Não se pode simplesmente mudar de área. É preciso de um projeto e de uma visualização a longo prazo. Saí da minha área num momento bastante confortável. Dei uma reviravolta na minha vida e redescobri as oportunidades que a vida profissional me reservava", finaliza.

Leia mais:
Empresas apostam nas habilidades de seus funcionários
Plano de carreira: um projeto de vida