CIEE lança cursos à distância
por Clarissa Janini

À medida que a informática cresce como alicerce da sociedade globalizada surgem novas ferramentas virtuais que auxiliam o usuário tanto na vida profissional como pessoal. Diversas instituições já adotam o ensino à distância como instrumento de aprendizado ágil e de vasto alcance. Agora é a vez do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) oferecer a estudantes do ensino médio e universitário o método na aplicação dos mais diversos cursos. “A principal vantagem da educação à distância é a grande abrangência. Qualquer pessoa que tiver uma conexão de internet, seja em casa ou na escola, por exemplo, poderá ser beneficiada. Sabemos que existe exclusão digital no Brasil, mas o acesso que será possibilitado aos interessados será muito grande”, diz Zélia Varajão Soares, gerente educacional do CIEE.

O primeiro lançamento da instituição na área de e-learning é o curso “Conectado ao mercado de trabalho”, que visa ao auxílio dos estudantes de ensino médio e superior na conquista de um estágio. O CIEE elaborou um projeto piloto para a avaliação do curso, pois “prima, em primeiro lugar, pela qualidade. Temos que oferecer serviços que realmente auxiliarão o estudante em sua busca por um emprego”, diz Zélia.

A prova de que o piloto do curso foi bem sucedido é Diego Costa Martins, de 21 anos, estudante de educação física. Ele participou do projeto e logo depois colocou em prática o aprendizado recém adquirido. O resultado? Na primeira entrevista da qual participou já conseguiu o tão sonhado estágio. “Participei de uma seleção de emprego para professor de educação física com outros 20 concorrentes. Segui as dicas do programa, como ter calma, postura, pró-atividade na comunicação e vestir roupas adequadas”.

Ele conta que já recomendou o e-learning para amigos e que pretende fazer os próximos cursos à distância que surgirem no CIEE. “Estava desempregado há cerca de sete meses. Tinha, inclusive, participado de uma entrevista para um trabalho e não consegui o emprego. Quando fui admitido após o curso consegui recuperar minha auto-estima”.

As 200 vagas de “Conectado ao mercado de trabalho” já foram preenchidas no mesmo dia do lançamento do curso, 16 de março. Segundo o CIEE, após o término desta primeira turma novas vagas estarão disponíveis dentro de, aproximadamente, um mês. Zélia Soares diz que o planejamento dos novos cursos dependerá dos resultados obtidos a partir dessa primeira iniciativa. “A instituição pretende auxiliar 40 mil pessoas com os pacotes virtuais até o final deste ano”. Vale lembrar que o curso é gratuito, basta estar cadastrado no site.