Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Entrevista de Emprego

Os detalhes que fazem a diferença.

Embora a maioria das entrevistas de emprego siga a mesma estrutura, nunca é demais relembrar algumas regras básicas que podem ajudar a conseguir aquela vaga de emprego tão sonhada. Por isso, fique atento aos tópicos abaixo e garanta o seu sucesso na próxima entrevista. Tome nota:

E eu pergunto: com que roupa eu vou? Ao longo da vida aprendemos que uma pessoa não pode ser medida apenas pela aparência. Porém, você pode não ter a chance de mostrar para o seu futuro empregador que apesar de sua camisa amarrotada você é um excelente profissional. Em uma entrevista de emprego, a aparência é sim muito importante e pode destruir ou aumentar a credibilidade de um profissional. Para as mulheres é importante adotar um modelito que não seja curto, decotado, transparente ou justo demais. Além da roupa, unhas e maquiagem discretas e um salto médio também são detalhes que fazem a diferença. Para os homens, nada como uma barba bem feita e cabelos cortados. Procure se informar se existem exigências quanto aos trajes pois em muitas empresas o jeans pode não ser adequado em uma entrevista.

O primeiro contato
Firmeza. Esta é a impressão que qualquer pessoa precisa transmitir durante um processo seletivo. Apertos de mão "molengas" e postura curvada transmitem uma imagem de insegurança e de falta de dinamismo. O cumprimento é o primeiro contato, por isso tenha um aperto de mão firme, olhe nos olhos e adote uma postura correta.

A hora da verdade
É comum que o entrevistador inicie o processo de seleção pedindo que seus candidatos se apresentem, ou seja, falem um pouco sobre si e o que esperam caso sejam contratados. O ideal é que esta apresentação seja sucinta, pois, se houver a necessidade de explicar mais a fundo sobre algo, certamente o entrevistador irá pedir os detalhes.

Muitas pessoas se enganam em achar que o candidato mais falante será o escolhido. Contar a história da vida inteira, interromper os outros candidatos (e até mesmo o entrevistador) ou tentar aparecer a qualquer custo não é um comportamento adequado. Seja breve nas respostas, diga apenas o que será importante, de forma clara e objetiva. Nunca é demais lembrar que mentir sobre uma característica ou formação profissional em um entrevista está terminantemente proibido.

No mais, estar calmo é essencial. Afinal de contas a voz trêmula, palavras embaralhadas ou outro sintoma provocado pelo nervosismo e ansiedade podem atrapalhar qualquer profissional na hora de uma entrevista. É comum e humano ficar apreensivo, por tanto, fazer uma simulação da entrevista em frente ao espelho ou com um amigo antes do grande dia ajuda muito.

O que fazer depois da entrevista?
Acredito ser educado e útil enviar um e-mail de agradecimento para a empresa ou para a pessoa responsável no dia seguinte a entrevista (independente de ter sido ou não contratado!) . Educado, pois, foi uma oportunidade concedida pela empresa e útil pois isto fará com que você seja lembrado em meio a tantos outros candidatos.

Estas dicas servem para auxiliar tanto aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar de um processo seletivo quanto para os profissionais mais experientes que, apesar de ótimos currículos, não conseguem ser contratados após a entrevista. É muito importante, também, que seja feita uma auto-avaliação após as entrevistas, para ver se não estão deixando de lado alguns dos lembretes citados.

Quais dicas você daria para quem vai enfrentar uma entrevista de emprego? Participe através dos comentários.

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: