Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Parceiro ÁreaH

O caminho das pedras do trainee



AreaHBons salários, ascensão profissional rápida e prestígio: o trainee é visto como o líder do futuro nas grandes empresas

Do Site AreaH

O caminho das pedras do traineeQuem está chegando perto do término da faculdade ou já é recém-formado sabe bem que ser um trainee significa um passo e tanto na carreira. Mas, como se não bastasse o estresse da escolha da profissão em plena adolescência e a concorrência do vestibular por uma vaga em uma faculdade conceituada, ser um dos poucos eleitos pelas grandes empresas em seus processos seletivos é motivo para uma festa de arromba – e saber o caminho das pedras neste momento é de fato imprescindível.

Mas, antes de qualquer coisa, o que significa exatamente ser na prática um trainee em uma empresa? "São jovens profissionais identificados e selecionados com a perspectiva de que assumirão uma posição mais rapidamente de liderança dentro de uma empresa", explica a gerente de talentos da Unilever, Joana Rudiger. Isso não significa exatamente que se você não conseguiu se tornar um trainee será incapaz de subir dentro da empresa, porém sem dúvidas será uma ascensão mais lenta e que dependerá muito de seu esforço.

Quanto às funções de um trainee, resumidamente, é um "faz-tudo". Mas, ao contrário da lenda dos estagiários, que são contratados para tirar fotocópias e fazer cafezinho, o trainee está muito mais próximo das principais ações e decisões de sua empresa.

"Durante o período do trainee, este profissional desempenha várias funções com o objetivo de lhe dar uma formação mais ampla, para aprimorar sua carreira, colocá-lo diante de tarefas, isto é, fazê-lo aprender. É, basicamente, como um profissional júnior, em começo de carreira. E conforme isso acontece, o nível de complexidade do trabalho vai aumentando", aponta Joana. Ou seja, desde o início, o jovem selecionado trabalha desde o "chão da fábrica" até as mais importantes reuniões, afinal é este um dos pilares do desenvolvimento do trainee: estar envolvido em processos, atividades e projetos importantes para a companhia.

Veja matéria na íntegra

Deixe seu Comentário

Faça uma busca de vagas (escolha uma área ou busque o cargo desejado)

Buscar Emprego: