Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Guia de Profissões

Produção Editorial

O que é

Este profissional é responsável pela edição de produtos impressos, como catálogos, folhetos, jornais e revistas, e produtos eletrônicos, como CDs-ROM e sites. Ele seleciona o conteúdo, edita textos e imagens, determina o formato, a periodicidade e a tiragem dos produtos. Pode atuar na área de marketing, desenvolvendo produtos para públicos específicos e criando campanhas de lançamento.

Áreas de atuação

O produtor editorial se ocupa da seleção, da edição e da revisão de textos em mídias impressas, como livros, e eletrônicas, como sites e CDs. Lida com os aspectos visuais dos produtos, como letras, cores, fotos, ilustrações. Pode se encarregar de toda a produção gráfica, desde orçamentos e prazos até a escolha do tipo de papel de impressão. Na área de marketing editorial, desenvolve produtos, cria e supervisiona campanhas de divulgação.

Mercado de trabalho

O mercado editorial brasileiro está em expansão. Recentemente houve um aumento no número de publicações didáticas e religiosas. Profissionais encontram trabalho, principalmente como prestadores de serviço, realizando trabalhos de edição de texto e arte para editoras de livros. Agências de publicidade e outras empresas de comunicação também recorrem ao profissional.

Principais faculdades

MG:
- Belo Horizonte - UniBH

RJ:
- Rio de Janeiro - UFRJ

SP:
- Anhembi Morumbi; Belas Artes; UniFIAM FAMM; USP