Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Guia de Profissões

Produção Cultural

O que é

O produtor cultural desenvolve e executa produtos e projetos culturais, como peças, filmes, shows, exposições. Ele participa de todas as etapas da realização, desde a captação de recursos até a apresentação final.

Áreas de atuação

No setor público, o profissional participa da elaboração da política cultural do governo. Desenvolve e aprova ações em centros culturais e museus, além de eventos artísticos e programas de preservação do patrimônio cultural. Na iniciativa privada, coordena os projetos culturais, analisando pedidos de patrocínio e escolhendo projetos que se harmonizem com o perfil e a imagem da empresa. Como produtor executivo, o profissional se ocupa de toda a logística de espetáculos, filmes, peças, gravações, programas de rádio e tevê, administrando orçamento, prazos, locações e mão de obra.

Mercado de trabalho

Existem poucas escolas formando profissionais, e não existe a obrigatoriedade do diploma para atuar na área, mas o mercado é promissor. As principais oportunidades estão no setor privado. Empresas que investem em projetos culturais, emissoras de tevê, produtoras de filmes e música e assessorias de produção de eventos são os maiores empregadores. ONGs oferecem trabalho temporário em projetos sociais. Fundações e secretarias de cultura do governo também oferecem vagas.

Principais faculdades

BA:
- Salvador - UFBA

RJ:
- Niterói - UFF