Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Guia de Profissões

Música

O que é

O músico produz melodias utilizando a voz, o corpo, instrumentos acústicos e eletrônicos. Pode participar de todo o processo de criação musical, desde a composição até a venda de discos. Ele compõe músicas e as anota em partituras para serem interpretadas por ele ou por outros. No estúdio, faz arranjos para vários instrumentos, arregimenta músicos e técnicos, interpreta canções e se ocupa da gravação. Pode reger e dirigir orquestras, bandas, espetáculos musicais. Outra vertente de seu trabalho é o ensino em conservatórios, escolas e universidades.

Áreas de atuação

O músico pode compor letras e melodias para outros ou ser o intérprete das próprias canções. Como arranjador, decide quais instrumentos serão utilizados e em qual parte da música. Também pode se ocupar da gravação e produção de discos. Além de trabalhar na indústria fonográfica, o profissional realiza trabalhos em comerciais, filmes, peças de teatro, eventos como casamentos e formaturas. Cantores e instrumentistas podem atuar em grupos, seguir carreira solo ou dar aulas. No campo da música erudita, o músico com conhecimento de vários instrumentos pode se tornar regente. Na área acadêmica, pode realizar pesquisas históricas.

Mercado de trabalho

As melhores colocações estão no ensino de canto e instrumentos musicais em escolas, universidades e conservatórios. As agências publicitárias oferecem oportunidades na área de criação de jingles, as vinhetas musicais utilizadas em comerciais. As empresas que criam corais formados pelos próprios funcionários são outra opção. O músico erudito disputa um mercado restrito em orquestras municipais e estaduais. Têm surgido vagas para pesquisadores e restauradores de partituras antigas.

Principais faculdades

MT:
- Cuiabá - UFMT

PA:
- Belém - UEPA

PB:
- João Pessoa - UFPB

PE:
- Recife - UFPE

PR:
- Curitiba - Embap; PAP; UFPR
- Londrina - UEL

RJ:
- Niterói - UFF
- Rio de Janeiro - UFRJ; Unirio

RN:
- Natal - UFRN

RS:
- Pelotas - UFPel
- Porto Alegre - UFRGS

SC:
- Blumenau - FURB
- Florianópolis - Udesc

SP:
- Campinas - Unicamp
- São Paulo - CDMSP; Famosp; FASM; UNESP; Unicsul; UniFIAMM; USP