Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Engenharia Cartográfica

O que é

O engenheiro cartógrafo coleta e organiza dados para a elaboração de mapas. Utiliza aparelhos na terra, no espaço e no mar para fazer medições das condições físicas e geográficas de uma região. Realiza censos, como os demográficos, para institutos de pesquisa. Estudos ambientais também fazem parte de seu trabalho. Atua no desenvolvimento urbano colaborando na estruturação de serviços de água, energia elétrica, esgoto, limpeza, telefonia e transporte.

Áreas de atuação

A mais comum é a representação cartográfica, a elaboração de mapas e cartas que mostram as características e acidentes geológicos de determinada área. O profissional pode levantar dados através da análise de fotografias aéreas, medidores na terra e no mar e sistemas aéreos e orbitais. Tanto empresas privadas quanto órgãos públicos recorrem ao trabalho desse profissional para elaborar projetos de infra-estrutura, urbanização e exploração de recursos naturais.

Mercado de trabalho

O setor público emprega o engenheiro cartógrafo em prefeituras, em órgãos como o Sistema de Informação Geográfica e o Sistema Público de Registro de Terras, entre outros. O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística utiliza seus serviços na coleta e interpretação de dados sobre a distribuição da população no território nacional. Empresas de energia, saneamento e telefonia também recorrem a esse profissional.

Principais faculdades

PE:
- Recife - UFPE

PR:
- Curitiba - UFPR

RJ:
- Rio de Janeiro - IME; UERJ

RS:
- Porto Alegre - UFRGS

SP:
- Presidente Prudente - Unesp