Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Astronomia

O que é

O astrônomo estuda o passado do universo e desenvolve teorias sobre seu futuro. Utilizando equipamentos de alta tecnologia, observa corpos celestes como estrelas, planetas, galáxias para investigar suas composição, seus movimentos, suas interações.

Áreas de atuação

As áreas de atuação são basicamente três. Uma delas é divulgação científica entre leigos em exposições, museus e planetários. Dar aulas de física, matemática e astronomia no ensino médio é outra opção. Outro campo vasto é o da pesquisa científica em observatórios, universidades e centros de pesquisa espacial. Mercado de trabalho

O mercado é restrito e privilegia a qualificação no nível de pós-graduação, como doutorado e pós-doutorado. No Brasil é o setor público que oferece mais vagas, no ensino, em institutos de pesquisa e empresas como a Embratel. Vagas em planetários e observatórios são muito disputadas e se concentram no Sudeste, mas se expandem em outras regiões. A docência é uma opção em algumas escolas particulares do ensino fundamental e em universidades.

Principais faculdades

RJ:
- Rio de Janeiro - UFRJ

SP:
- São Paulo - USP