Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]
Entrevista

por Priscila Mendes

Pegunta

Como falar sobre qualidades e defeitos na entrevista?

Quando o entrevistador pergunta o ponto fraco e forte, as qualidades e os defeitos, como devo responder sem me prejudicar? O que falar para o entrevistador?

Juliana Trude

Resposta

Juliana,

Sua questão é bastante interessante e acredito que a resposta vá ajudar a outras pessoas que também vivem se perguntando o que devem dizer nessa hora.

Quando questionada sobre suas principais qualidades ou características positivas, o intuito do selecionador é saber, sob seu ponto de vista, qual é o seu diferencial, ou seja, o que você tem de interessante que possa ser de substancial importância para a vaga. Utilize essa questão a seu favor, fazendo seu marketing pessoal. Liste anteriormente quais são as suas características mais positivas, principalmente aquelas relacionadas ao seu trabalho.

Afinal, no que você se destaca? Quais as características pessoais ou qualidades que você possui que acredita serem interessantes para a área ou empresa à qual você está se candidatando?

Não tenha medo de falar sobre suas qualidades, achando que vai parecer pretensão de sua parte. Se você não mostrá-las ou se falar sem muito entusiasmo delas, poderá não despertar interesse no selecionador. Por isso, a forma como você fala é muitas vezes mais importante do que as próprias características que você cita.

Mais uma vez, com relação às características negativas ou defeitos, como você disse, também é muito importante a forma como você os coloca. Pense da seguinte forma: defeitos parecem características negativas e inflexíveis, que não mudam em hipótese alguma. Por que não se utilizar então do termo "Pontos a Desenvolver"?. Colocando desta forma, seja qual for o ponto que você citar, deixará claro, em primeiro lugar, que você está consciente de suas deficiências, que você não é perfeita e tem alguns pontos que precisa melhorar. Em segundo lugar, mostrará que procura não deixar que isso atrapalhe o desenvolvimento de suas atividades, tentando lidar com eles da melhor forma possível e procurando melhorar sempre.

Claro, será necessário fazer uma reflexão sobre esses pontos antes da entrevista. O principal é demonstrar que você se conhece e que sabe exatamente em que sentido suas características serão positivas para a empresa e sabe também como não deixar que o que não é tão positivo assim atrapalhe.

Boa sorte!

Priscila Mendes
Consultora