Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]
Entrevista

por Priscila Mendes

Pegunta

O que dizer quando pedirem para falar de mim mesmo?

Bom dia!

Numa entrevista de emprego em que o entrevistador me pergunta: Como você é? Fale-me de você. Como devo iniciar minha resposta? Devo falar das minhas qualidades, defeitos, experiências profissionais?

Obrigado
Atenciosamente,
Leandro Galhote Pereira

Resposta

Leandro,

Realmente esta é uma pergunta muito comum em processos seletivos. Normalmente com ela, o entrevistador quer algumas breves informações a seu respeito. E a idéia aqui não é falar sobre suas experiências profissionais, mas falar sobre você, como solicitado, ou seja, mostrar quais são suas percepções a respeito de você mesmo: vida pessoal, hobbies , pontos fortes, pontos a desenvolver, porém, tudo de forma sucinta. O que interessar mais ao entrevistador sobre aquilo que você disser será mais bem investigado por ele com outras perguntas.

Sendo assim, procure fazer um breve relato, como: "sou casado, tenho dois filhos, minha esposa é contadora e trabalha na empresa X. Sou uma pessoa muito caseira, gosto de ficar em casa com minha família, mas também costumamos sair aos finais de semana, em São Paulo mesmo ou às vezes viajamos para o interior. Sou uma pessoa calma, com facilidade de relacionamento interpessoal, sempre cultivei muitas amizades nas empresas em que trabalhei, mas por outro lado, sou bastante persistente na busca de meus objetivos pessoais e profissionais".

Para dizer o que coloquei neste exemplo acima, provavelmente você gastaria menos de um minuto e daria uma idéia geral ao selecionador sobre quem você é. Baseado no que você colocou, o selecionador buscará detalhes sobre o que mais lhe interessar.

Boa sorte!

Priscila Mendes