Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Curriculo

por Karin Parodi

Pegunta

Como especificar no currículo funções que não fazem parte do cargo ocupado?

Meu título é "supervisora de vendas", porém realizo todas as funções inerentes à gerência, desde o controle financeiro até o controle dos alunos, além é claro das funções realizadas na parte de vendas.

Gostaria de saber como colocar isso no currículo, já que colocando supervisora de vendas me limitaria apenas a esse departamento.

Obrigado,
Lilian Gomes
Guarulhos- SP

Resposta

Lilian,

Antes de elaborar seu currículo você deveria avaliar qual é o seu objetivo profissional, em que áreas gostaria de atuar e quais conhecimentos, habilidades e experiências você possui e que contribuem para dar sustentação ao objetivo.

Pelas breves informações que nos passou dá a entender que você cuida da área administrativa/financeira de uma escola e também da área de vendas. Se você deseja focar sua procura na área administrativa e financeira, pode escrever no sumário do seu currículo (que vem logo após o objetivo) o que realiza nessa área, por exemplo: Responsável pelo controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, contato com bancos, relatórios gerenciais. O sumário é um resumo do que tem de mais relevante na sua experiência e realizações. Se você tiver formação interessante para essa área pode também destacar, bem como fluência em idiomas (se tiver), experiência com planilhas, etc.

No item dedicado a empresa onde está, pode detalhar suas atribuições e realizações. Deve escrever o nome da empresa, logo abaixo o título do seu cargo Supervisora das áreas x, y, z. Na entrevista pode explicar que o título oficial do seu cargo é supervisora de vendas, mas tem como função gerenciar a área. 

No objetivo do seu currículo você pode escrever:  Objetivo - Área Administrativa / Financeira. Pode deixar mais abrangente, sem mencionar cargos, para avaliar as oportunidades que surgirem. Deve lembrar que o nome do cargo pode variar dependendo do tamanho da empresa. Um cargo de supervisor em uma empresa pode ser equivalente a gerente em outra e vice versa. Se você deseja trabalhar em uma empresa maior, talvez tenha que rebaixar o título do seu cargo de supervisora para analista, por exemplo, mas se a empresa oferecer condições de desenvolvimento e benefícios diferenciados, pode pensar na proposta.

Quando enviar seu currículo anexe uma carta fazendo um breve resumo das suas atribuições, pode mencionar que apesar do título do seu cargo cuidava das áreas x, y, z; deve também escrever o seu objetivo atual.

Boa sorte na sua transição de carreira.

Karin Parodi