Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Curriculo

por Karin Parodi

Pegunta

Como elaborar uma carta de apresentação?

Gostaria de receber informações de como elaborar textos de carta de apresentação, pois às vezes tenho dificuldade em cria-lós.

Obrigado,
Paulo Ricardo Assunção Barros
São Luís/ MA

Resposta

Paulo,

Na busca de um emprego você poderá utilizar cartas como mais um canal para acessar o mercado. Elas são responsáveis pela comunicação com amigos, selecionadores e todas as pessoas que possam levar você a ser chamado para uma entrevista de emprego.

Ao escrever uma carta, alguns cuidados se fazem necessários:

  • Escreva-a de forma clara e concisa.
  • Seja positivo, não dê chance do leitor discordar de você.
  • Tente personalizar sua carta ao máximo.
  • Revise a carta, caso tenha dúvidas peça para alguém revisá-la.
  • Guarde cópia da correspondência para follow-up.

Existem vários tipos de cartas que você poderá usar em sua campanha de busca de um emprego: cartas de marketing, cartas de resposta a anúncios de jornal e cartas para consultorias de seleção.

Carta de marketing
Uma carta de marketing tem como alvo algumas empresas previamente pesquisadas. Selecione as empresas e as pessoas a quem vai enviá-las. Utilize uma série de informações sobre as organizações escolhidas para tornar a carta o mais personalizada possível.

Carta de resposta a anúncio de jornal
O anúncio de jornal continua sendo um dos canais de busca de emprego onde é necessária uma carta de apresentação que acompanhe o currículo. O ideal é diferenciar-se da maioria das pessoas que, como você, também irão responder ao anúncio. Ao ler os requisitos expostos no anúncio, especifique na carta como você atende a cada um deles.

Carta para empresas de consultoria de recrutamento e seleção
Ao enviar seu currículo para consultorias de recrutamento e seleção, junte a ele uma carta objetiva e criativa, denotando seu toque pessoal.

Como elaborar uma Carta de Apresentação
As cartas de apresentação devem ser divididas em 3 partes: Introdução, Corpo e Fechamento

Introdução - Você pode escolher várias maneiras de fazer uma introdução: apresentando um comentário sobre uma notícia lida (carta de marketing), fazendo referência ao anúncio de jornal ou a algum conhecido comum.

Corpo - Esta é a parte mais relevante da carta, onde você irá expor sua experiência profissional: anos de experiência, tipos de posições ocupadas, área de atuação, segmentos da economia vivenciados, bem como seus diferenciais. Se estiver respondendo a um anúncio de jornal, especifique como você atende a cada um dos requisitos solicitados. Tente mostrar com dados como você atende ou supera o que está sendo pedido.

Fechamento – Se a carta for enviada para empresas de seleção ou respondendo a um anúncio de jornal, escreva que você está anexando o currículo e que tem grande interesse em fazer um contato pessoal para detalhar suas qualificações. Coloque-se à disposição do destinatário.

Em qualquer carta de apresentação que você for escrever, tente se diferenciar ao máximo. Não tente copiar, use de originalidade e faça sua própria carta.

No Guia do Currículo, publicado no Empregos.com.br, há uma matéria sobre esse assunto que discutimos aqui. Confira!

Abraços,

Karin Parodi