Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Curriculo

por Karin Parodi

Pegunta

Como tirar o máximo de meu currículo?

Prezada especialista,

Elaborei meu currículo, mas receio que o mesmo esteja sendo ineficiente na minha apresentação. Ouço que o currículo não dever ter mais do que uma folha, mas, por outro lado, ouço também quais são os itens que não devem faltar. Fico em dúvida qual tendência seguir, para que meu currículo seja eficiente na minha procura por emprego.

Além disso, tenho dúvidas sobre como apresentar minhas qualificações e diferenciá-las no momento em que descrever minhas atividades desenvolvidas nos trabalhos e os resultados obtidos. Peço, por favor, que me ajude nessas questões, pois receio não estar tirando o máximo de meu currículo.

Cordialmente
Natália Correa
Juiz de Fora/MG

Resposta

Cara Natália,

A redação de currículo é algo polêmico por ser considerado uma importante peça de marketing dos profissionais. Causa opiniões diferentes quanto à forma de apresentá-lo, já que isso pode interferir na atração que gera para o leitor.

Geralmente, o mercado aprecia o modelo cronológico, no qual as experiências profissionais são apresentadas a partir da empresa atual para a mais antiga. É recomendado listar as cinco últimas empresas. Se o profissional teve experiências de 1 a 2 anos em algumas empresas, o modelo recomendado é outro, no qual as experiências e principais realizações são apresentadas na primeira página do currículo, e o nome das empresas e tempo trabalhado na página seguinte. Veja qual é o indicado para o seu caso na matéria " O currículo certo para você ".

Você deve usar verbos de ação e palavras-chave ( veja matéria ) que destaquem pontos fortes na sua experiência, e facilitem a seleção em bancos de currículos. O que atrai a atenção dos selecionadores é a objetividade, parágrafos curtos, bem escritos e que demonstrem as realizações e competências envolvidas. Dê uma olhada na matéria

Você pode fazer um pequeno exercício à parte para ajudá-la na redação das suas experiências. Liste suas principais realizações, como conseguiu enfrentar os desafios e que resultados trouxeram para a sua área de atuação em termos de números (metas atingidas, valores gastos ou reduzidos, pessoas envolvidas), ou então resultados qualitativos. Quanto à quantidade de páginas, o recomendado é uma página para quem tem pouca experiência, se você tiver mais realizações e conteúdo, deve usar duas páginas para que o texto não fique muito compacto e torne a leitura difícil.

Pode também adicionar um sumário no qual você deve dar destaque às suas principais habilidades, resultados, formação, fluência em idiomas, vivência internacional, e gestão de pessoas. Já teve essas experiências? Abaixo do nome da empresa pode escrever uma frase falando sobre o ramo, porte e grupo ao qual pertence, por exemplo.

Além disso, observe o texto de anúncios de vagas. Se tiver alguma na qual se enquadre, faça uma adaptação no seu currículo dando destaque às experiências relacionadas aos requisitos da vaga. Evite escrever no objetivo do currículo opções muito diferentes. Pode escrever até três, mas que estejam relacionadas entre si. Currículo sem objetivo ou que não dê indícios do que você almeja também pode ser descartado.

Desejo sucesso a você.

Marisa da Silva