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Teste suas atitudes no dia-a-dia!


Leia as seguintes dicas e depois dê suas respostas. Lembre-se que as bases da Inteligência emocional incluem:

- Conhecer seus sentimentos e emoções
- Ser capaz de administrá-los
- Saber se motivar
- Perceber sentimentos e emoções em outras pessoas
- Lidar com relacionamentos

1) Você levou um grupo de crianças de 4 anos ao parque. Uma delas começa a chorar porque as outras não querem brincar com ela. O que você faz?

a. Fica de fora - deixa as crianças cuidarem do problema sozinhas.
b. Conversa com a criança e a ajuda a encontrar maneiras de convencer as outras a brincarem com ela.
c. Em tom bondoso, tenta acalmá-la, dizendo que não chore.
d. Tenta distrair a criança que está chorando, mostrando a ela outras coisas com as quais poderia brincar.
   
 

2) Imagine que você é um vendedor de seguros e está telefonando para clientes potenciais. 15 pessoas seguidas acabam de desligar o telefone na sua cara e você já está ficando desanimado. O que você faz?

a. Resolve parar por hoje e esperar que amanhã você dê mais sorte.
b. Avalia as possíveis características suas que talvez estejam prejudicando sua capacidade de completar uma venda.
c. Experimenta uma abordagem nova no próximo telefonema e continua tentando.
d. Pensa em mudar de emprego. Tudo indica que você não tem muito jeito para vendas.
   
 

3) Você é gerente de uma organização que procura incentivar o respeito pela diversidade étnica e racial. Você ouve alguém fazer uma piada racista. O que você faz?

a. Ignora - afinal é só uma piada.
b. Chama a pessoa até seu escritório para repreendê-la.
c. Reage na hora, dizendo que piadas desse tipo são inapropriadas e não serão toleradas em sua organização.
d. Sugere à pessoa que contou a piada que ela faça o programa de treinamento em diversidade racial.
   
 

4) Você entra numa discussão que vai se agravando até virar briga. Os 2 estão perturbados e no calor do momento estão fazendo críticas pessoais que não refletem seu pensamento real. Qual a melhor coisa a fazer?

a. Uma pausa de alguns minutos e depois continuar a discussão.
b. Simplesmente parar a briga - manter-se em silêncio, não importa o que seu par diga.
c. Pedir desculpas e pedir que ele(a) também se desculpe.
d. Você para por um momento, reflete um pouco e depois afirma sua posição da maneira mais clara e exata possível.
   
 

5) Você foi indicado para chefiar uma equipe de trabalho que está tentando encontrar uma solução criativa para um problema que sempre aparece. Qual é a primeira coisa que você faz?

a. Redige uma pauta e reserva tempo para a discussão de cada item para garantir o melhor aproveitamento do tempo.
b. Garante que as pessoas tirem o tempo necessário para se conhecerem melhor.
c. Começa a pedir que cada pessoa presente ofereça idéias sobre como resolver o problema, enquanto as idéias estão frescas.
d. Começa com uma sessão de discussão livre, incentivando todos a dizerem o que lhes vier à cabeça, por mais louco que possa parecer.
   
 


*Teste sistematizado por Walther Hermam a partir do livro de Daniel Goleman (PHD) - Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (Ed. Objetiva).
Colaboração da consultora Inês Cozzo Olivares - (11) 6946-5757.