Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]

Você é bom de conversa?
por Reinaldo Polito*

1) Quando você precisa tomar a iniciativa para começar a conversa:
Geralmente não sabe como iniciar
Faz uma pergunta ou um comentário e torce para a outra pessoa continuar
Faz uma pergunta, comenta uma notícia, ou dá opinião sobre um tema de acordo com a pessoa com quem está conversando
2) Quando você faz uma pergunta:
Analisa antes se ela estimulará respostas objetivas ou mais abrangentes
Não se preocupa muito com o tipo de resposta, pois o importante é que a outra pessoa fale
Prefere falar a fazer pergunta e ter que ouvir
3) Quando a outra pessoa está falando, você:
Presta atenção, embora nem sempre demonstre que está acompanhando o raciocínio
Procura prestar atenção, mas com freqüência se distrai
Presta atenção e dá sinais de que está acompanhando o raciocínio
4) Quando você faz perguntas para iniciar uma conversa nota que a outra pessoa:
Dá sempre respostas muito curtas sem continuar o assunto e você não sabe o motivo
Ás vezes dá respostas curtas, às vezes longas, dependendo do grau de intensidade
Dá resposta curtas ou longas de acordo com o tipo de perguntas que você faz de propósito
5) Quando você começa a conversar:
Sempre demonstra interesse, com o semblante alegre ou triste dependendo do assunto discutido
Só demonstra interesse se a outra pessoa for agradável e simpática
Não dá demonstrações de interesse nem pela pessoa, nem pelo assunto
6) Quando você recebe uma crítica:
Demonstra contrariedade e procura se defender
Não demonstra contrariedade, mas quase sempre se defende
Não demonstra contrariedade e procura não se defender ou justificar sua atitude
7) Quando você conta uma história durante a conversa:
Procura não se estender demais
Não se preocupa com o fato de falar bastante se ela for muito boa
Procura verificar sempre o interesse da outra pessoa e prefere ser conciso a ser prolixo
8) Quando a outra pessoa está falando, você:
Fica ansioso para falar também
Geralmente fica sem a paciência e torcendo para a conversa terminar
Ouve com atenção e dá sinais para que ela continue falando
9) Quando alguém faz crítica a uma pessoa ausente, você:
Mostra-se solidário e concorda com ela quando tem a mesma opinião
Ouve atentamente sem fazer comentários
Procura mudar de assunto sem demonstrar que está censurando aquele comportamento
10) Quando várias pessoas estão conversando, você:
Procura agir para que todos participem da conversa
Só age se a conversa estiver morrendo
Deixa por conta do grupo

Pontos acumulados:



Gabarito

De 45 a 50 pontos - Excelente parabéns! Você é uma pessoa interessante e muito agradável para se conversar. Continue assim.

De 39 a 44 pontos - Bom. Você é uma pessoa que todos querem ter por perto, mas às vezes fica meio desligado. Fique mais atento.

De 30 a 38 pontos - Razoável. Você é instável. Às vezes é agradável e em outras oportunidades não. Cuidado porque as pessoas podem se afastar e depois fica difícil reconquistá-las. Comece a fazer uma avaliação do seu comportamento depois de cada conversa. Atenção - Se você deseja melhorar sua habilidade de conversar leia o artigo "Melhore suas habilidades para negociar conversando", no site www.polito.com.br

Até 29 pontos - Fraco. Você precisa começar a se preocupar com as pessoas com urgência, pois só vão procurá-lo se tiverem muito interesse ou necessidade. Saia do seu mundo e descubra como pode ser agradável conviver com as pessoas. Atenção - Se você deseja melhorar sua habilidade de conversar leia o artigo "Melhore suas habilidades para negociar conversando", no site www.polito.com.br

* Reinaldo Polito é mestre em Ciências da Comunicação, professor de expressão verbal há 26 anos e autor de onze obras sobre o assunto, entre elas o Best Seller "Como falar corretamente e sem inibições"