Para sua Carreira.

Orientação e dicas para você atingir seus objetivos.



Procurando emprego? Faça uma busca de vagas no maior site de Empregos do Brasil[close]
Check List da Imagem no Trabalho

Por Silvana Bianchini*

Alguém já disse que imagem não é nada...Esqueça! Imagem, no mundo corporativo, é tudo! Principalmente nos dias de hoje, em que a concorrência nos leva a uma necessidade cada vez maior de estar impecável, em todos os sentidos. E você, será que tem se preocupado com a sua imagem e com o seu comportamento? Responda sinceramente às questões do Check List da Imagem no Trabalho e descubra que tipo de mensagem sobre você as pessoas andam captando!>

 
>SIM
> NÃO
>1. Você sempre se olha no espelho antes de sair de casa?
>2. Você prepara sua roupa de trabalho na noite anterior e checa se há manchas, vincos ou desfiados?
>3. Você evita usar mais de duas vezes a mesma roupa na mesma semana?
>4. Você deixa as roupas que usou e não foram para o tintureiro tomando ar por 24h antes de guardar no armário?
>5. Seus acessórios estão sempre coordenados com sua roupa?
>6. Suas mãos estão sempre limpas e cuidadas?
>7. Você cuida da pele e dos cabelos?
>8. Você controla as mãos ao colocar perfume para trabalhar?
>9. Caso você tenha animais, costuma escovar suas roupas antes de sair?
>10. Você já aprendeu aquelas regrinhas básicas sobre como tirar manchas de molho e de café da roupa?
>11. Você sabia que no ambiente profissional, as apresentações acontecem por ordem de hierarquia? A pessoa mais importante é apresentada à pessoa menos importante. O cliente é mais importante que o chefe, e o chefe é mais importante que um parente.
> 12. Enquanto está numa roda de conversa, seus olhos estão concentrados nos interlocutores?
>13. Você dá atenção às pessoas? Ao se despedir de alguém interessado em seu projeto, por exemplo, termina de ouvi-lo mesmo que aviste alguém com quem tentava falar a dias"?
>14. Você evita que seus problemas domésticos alterem seu humor e comportamento no ambiente de trabalho?
>15. Você evita comentar assuntos do trabalho em outros ambientes?

TOTAL >

>De 8 a 15 pontos
Parabéns, você é cuidadoso (a) em relação a atitudes que influenciam diretamente na sua imagem profissional. Quando cuidamos da nossa aparência e da atenção que dispensamos às outras pessoas, provocamos algo fundamental para o bom relacionamento no trabalho: empatia. E você consegue isso, porque já aprendeu que até os pequenos detalhes fazem diferença. Continue se cuidando. A sua carreira agradece!

De 0 a 7 pontos
Cuidado, você anda displicente com relação às suas roupas e ao seu corpo. Ninguém quer que você seja ou comporte-se como um (a) modelo. Pelo contrário! No trabalho você deve estar discreto (a) e sentir-se confortável, mas estar bem arrumado (a) também é fundamental. Nossa roupa, nossa maquiagem e nossos acessórios dizem muito sobre nós, por isso, fique mais atento (a) e seja prevenido (a). Essa mudança fará bem, principalmente, a você, que passará a se sentir mais confiante. Tente, e peça ajuda se precisar!

* Silvana Bianchini é consultora de imagem formada pelo London Image Institute, de Atlanta